Turismo

Em Basileia, Suíça, museus proporcionam um encontro com a arte

Juliana A. Saad, Especial para o Correio
postado em 17/10/2012 11:05


Situada no noroeste do país, a Basileia faz fronteira com França e Alemanha. A cidade fundada pelos romanos, por volta do século 2, tornou-se o maior centro industrial e comercial do país graças à onipresença do Reno, rio de forte tráfego que corta a cidade e propicia cruzeiros muito procurados. É a terceira maior cidade suíça em tamanho, com cerca de 170 mil habitantes.

[SAIBAMAIS]É uma cidade afluente e, como não poderia deixar de ser, o mecenato foi importante para a formação do tecido sociocultural. Além da força econômica, é também considerada a capital cultural do país, abrigando instituições e museus de renome internacional, como a Fundação Beyeler, o Vitra Museum e o Museu Tinguely, para citar apenas alguns. Sedia feiras importantes, como a Art Basel (junho) e a Baselworld (abril), que anualmente atraem públicos interessados em arte contemporânea e joalheria/relojoaria, tornando-a um destino ainda mais interessante. Entre as atrações da Basileia destacam-se ainda as praças medievais que circundam a Catedral (Münster) e seu jardim zoológico, considerado o melhor do país e famoso pela quantidade de espécies raras que abriga.

Em Basileia, com suas bicicletas e trams (bondes), as margens do Rio Reno ganham graça em divertidas praias, com direito a pulos de boias coloridas e em preguiçosos almoços ou jantares, como no encantador Chez Donatti.
Cultura, design e arte são a tríade da cidade, que tem nomes como Richard Meier, Mario Botta e outros em várias de suas construções (como na gostosa brasserie Volkshaus, situada em um edifício de 1925).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação