Turismo

Passo a passo para a solicitação do seu Passaporte

postado em 02/01/2013 13:28


[SAIBAMAIS]Siga os passos abaixo para requerer o Passaporte:

1 - Separe os seguintes documentos (originais):
; Certidão de Nascimento (menores de 12 anos sem RG) ou documento de identidade (maiores de 12 anos). São aceitos, nesse último caso, Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Passaporte brasileiro anterior; Carteira Nacional de Habilitação expedida pelo Detran (modelo atual)
; Quem já teve o nome alterado por conta de matrimônio, separação ou divórcio deve ainda apresentar certidão de casamento
; Separe também título de eleitor e comprovante de voto na última eleição (nos dois turnos, se houve) ou certidão de quitação eleitoral.
; Homens de 18 a 45 anos também devem levar documento que comprove quitação com o serviço militar
; Os naturalizados precisam do certificado de naturalização
; Passaportes anteriores
; CPF do próprio requerente, a partir dos 18 anos de idade, se o número deste não constar no documento de identidade apresentado; de um genitor ou responsável ou documento de identidade que contenha o respectivo número, para menores de 18 anos;
; Em caso de extravio, furto ou roubo do passaporte anterior, preencher e apresentar a Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem
; Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU). O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso.

2 - Entre no site do e clique em Requerer Passaporte. Preencha os campos solicitados como nos documentos originais.

3 - Pague a GRU, que será gerada após o término do preenchimento do formulário. Lembre-se de levar o comprovante ao ir para o posto de atendimento agendado. Os postos de atendimentos são:
; Na Hora na Rodoviária do Plano Piloto e em Taguatinga (no shopping Top Mall). Telefones: 3905-6722, 3905-6729 e 3326-5420.

4 - O andamento da solicitação pode ser consultado no site da Polícia Federal


; O viajante pode consultar todos os endereços das embaixadas brasileiras no exterior por meio do site , no link O Brasil no exterior.

Fonte: Polícia Federal

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação