Turismo

Ouro Preto está preparada para receber 5 mil visitantes durante o feriado

Este ano, a Igreja de São Francisco de Assis vai concentrar as atenções e as atrações da data

postado em 27/03/2013 10:35
Este ano, a Igreja de São Francisco de Assis vai concentrar as atenções e as atrações da data

Desde a década de 1950, duas igrejas, a de Nossa Senhora da Conceição e a do Pilar, se alternam na organização das celebrações da semana santa. Em 2013, é a vez da Nossa Senhora da Conceição. Porém, como está em reforma, as cerimônias foram transferidas para a de São Francisco de Assis. O templo, que provisoriamente exibe o acervo do Museu do Aleijadinho, será o palco principal para os mais de 5 mil visitantes desta época do ano, de acordo com o secretário municipal de Turismo, Jarbas Avellar.

[SAIBAMAIS]Considerada uma das obras-primas do barroco brasileiro, a São Francisco de Assis leva a marca de Antônio Fransciso Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), e de Manoel da Costa Ataíde (1762-1830). É uma das raras construções em que o projeto, as esculturas e a talha são de autoria do mesmo artista, Aleijadinho. Em perfeita sintonia com o conjunto, estão a pintura e o dourado (do forro, dos retábulos e das laterais), que são de Ataíde. A igreja segue o modelo do barroco europeu que se aclimatou em Minas Gerais, com um rococó mais leve, simples e suave. As construções perdem suas feições monumentais e os templos adquirem toques intimistas e dimensões reduzidas.

[VIDEO1]

Avellar considera que as igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Pilar (leia mais na página 3), entre as 12 da cidade, são as mais representativas (no Guia Quatro Rodas, foram as únicas classificadas com cinco estrelas em Ouro Preto). ;A Basílica do Pilar é rica em ouro. Já a de São Francisco se destaca pela arquitetura, pintura e objetos de arte;, afirmou.


Este ano, a Igreja de São Francisco de Assis vai concentrar as atenções e as atrações da data

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação