Turismo

País-sede da JMJ 2017, Polônia recebeu mais de 14 mil brasileiros em 2012

História, cultura, culinária encantam turistas. Nas redondezas de Cracóvia, é possível conhecer as minas de sal de Wieliczka

postado em 31/07/2013 16:50

História, cultura, culinária encantam turistas. Nas redondezas de Cracóvia, é possível conhecer as minas de sal de Wieliczka

A Polônia, que sediou com a Ucrânia a Eurocopa de 2012, ganhou destaque após o papa Francisco anunciar a próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2017, na cidade de Cracóvia. O lugar é um destino turístico que oferece diversas opções culturais, históricas e sofisticadas de passeios. No ano passado, a terra do compositor Frederic Chopin contou com 67,4 milhões de desembarques, 11% a mais que em 2011. Mais de 14 mil brasileiros visitaram o país. Entre as principais atrações estão a capital, a moderna e emblemática, Varsóvia; e a charmosa Cracóvia e sua mina de sal.

Para quem vai visitar o país, é importante saber, que independentemente do motivo da viagem, os brasileiros não precisam de visto, desde que a permanência máxima seja de 90 dias. A Embaixada da República da Polônia em Brasília emite apenas vistos diplomáticos. Todos os outros são da competência do Consulado Geral da República da Polônia em São Paulo.

Saiba mais sobre a Polônia
Dinheiro

A moeda do país é o Zloty (PLN).
Estão em circulação moedas de 1, 2 e 5 Z%u0142oty e 1, 2, 5, 10, 20 e 50 groszy (o equivalente a centavos)
As notas em circulação são: 10, 20, 50, 100 e 200

Comunicação
O polonês é a língua falada no país.

Boas maneiras
Ao visitar alguém ou algum estabelecimento na Polônia, esteja preparado para as seguintes situações:
; Mesmo na primeira visita, não se surpreenda se oferecerem um par de chinelos.
; Se for convidado para um jantar, é melhor ir de estômago vazio. Se não, será difícil aproveitar pratos como a sopa de macarrão e a costela de porco com couve e batatas.
; Se você se abstiver do álcool, vai descobir que, na Polônia, às vezes, não basta dizer "não, obrigado" porque acharão que a tradicional hospitalidade polonesa está sendo posta em teste.
; Se andar em algum transporte público, se prepare para uma sucessão de gestos corteses: jovens cedem lugares aos mais velhos, e os homens, as mulheres.
; Quando jantar em um restaurante, o costume é deixar uma gorjeta. O valor equivale ao do resto da Europa: ao menos 10% do total da conta.
Fonte: Welcome to Poland ()

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação