Turismo

Multicultural, Auckland concentra boa parte da população na Nova Zelândia

Com clima agradável e população amistosa, Auckland convida o visitante a longos e divertidos passeios a pé, seja pelo centro da cidade, seja pela baía

Jacqueline Saraiva
postado em 01/01/2014 14:55

Com clima agradável e população amistosa, Auckland convida o visitante a longos e divertidos passeios a pé, seja pelo centro da cidade, seja pela baía

Do alto da Sky Tower, uma torre de comunicação e observação erguida durante a década de 1990 ;ícone da Nova Zelândia ;, percebe-se a vasta dimensão de Auckland. A cidade não é a capital, mas concentra mais de 1 milhão de pessoas, cerca de um terço da população do país, de aproximadamente 4,4 milhões de habitantes. É o principal ponto de chegada e partida dos turistas. Localizada na Ilha Norte, a metrópole mescla muito bem natureza e urbanização, e é uma boa pedida para quem quer aliar modernidade e contato com o verde. Belas praias, excelente comida e vinho, shoppings, vida noturna agitada e aventura estão por toda a parte.

[SAIBAMAIS]Com clima agradável e população amistosa, Auckland convida o visitante a longos e divertidos passeios a pé, seja pelo centro da cidade, seja pela baía. Nas ruas, há uma explosão multicultural: são centenas de turistas, principalmente da Ásia e de ilhas do Pacífico, circulando num ritmo incessante, em qualquer época do ano. Isso influencia muito nos costumes do povo, no estilo de vida e na gastronomia, que se transformam o tempo todo e deixam o lugar ainda mais atraente pela diversidade.

Cidade das velas
Os passeios em embarcações são os favoritos dos neozelandeses, que adoram velejar. Lanchas e iates são usados para o transporte, o lazer e o turismo, dando à Auckland o apelido de ;Cidade das velas;. Pegue a balsa e siga para as ilhas Waiheke, Rangitoto ou Great Barrier, onde é preciso passar pelo menos um dia a fim de aproveitar a gastronomia e as paisagens.

Brasileiros
Com hábitos de consumo nada modestos, os brasileiros têm sido alvo de vários países quando se fala em turismo e com a Nova Zelândia não seria diferente. É crescente o número de pessoas que escolhem o país como destino de férias e a intenção do Departamento de Turismo neozelandês é focar ainda mais no mercado daqui, bem como de toda a América Latina. Para isso foi criado inclusive uma versão do site oficial de turismo em português (), onde os turistas podem saber mais sobre as cidades, além de dicas para a viagem.

Nem todas as páginas ainda têm tradução, mas os brasileiros podem encontrar várias informações antes de montar o roteiro. E para se aproximar ainda mais desse mercado, a Nova Zelândia também deve abrir um escritório em São Paulo, para servir de base às atividades na América Latina.

O motivo de tanta cobiça no mercado brasileiro de turismo é facilmente explicado em números. Os gastos no exterior cresceram significativamente nos últimos oito anos, elevando o Brasil da 29; posição, em 2005, para a 12; em 2012, no ranking mundial sobre o consumo de turistas, realizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT). No ano passado, os viajantes gastaram ao todo US$ 22 bilhões.

Em outubro deste ano, os brasileiros gastaram US$ 2,3 bilhões no exterior, maior valor mensal da história, segundo o Banco Central. Apesar da alta do dólar, os turistas daqui não tem se inibido e abrem os bolsos, uma tendência cada vez mais crescente.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação