Turismo

No Vale do Cariri, aproveite para apreciar a vista da Chapada do Araripe

Para quem gosta de se informar sobre os animais pré-históricos que habitaram o país, a região conta com 10 geossítios abertos à visitação, que formam a maior jazida de fósseis cretáceos do Brasil

postado em 04/06/2014 10:07
Geossítio na floresta petrificada do Cariri
A nova aposta do Cariri é no turismo ecológico e científico com a criação do Geoparque Araripe, o único no Brasil e o primeiro da América Latina, que foi aceito no Global Network of National Geoparks ; organização ligada à Unesco, que auxilia na preservação e na promoção desses lugares. No local, foram identificados 59 pontos de relevância, mas apenas 10 se transformarão em geossítios, divididos em seis municípios do semiárido cearense: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Juntos, eles formam a maior jazida de fósseis cretáceos do Brasil e a maior concentração de vestígios de pterossauros do planeta - além de 20 ordens de insetos fossilizados, com 110 milhões de anos. Confira os principais, mas lembre-se de procurar agências especializadas ; na cidade de origem ou no destino - para realizar os passeios por esses locais.



[SAIBAMAIS]Geossítio Floresta Petrificada do Cariri

Composto basicamente de troncos fossilizados, esse geossítio fica em um sítio privado, por isso, é preciso agendar visita. Para chegar até lá, siga pela rodovia CE-295. Vale a pena ver a vegetação do lugar.

Geossítio Riacho do Meio

Faz parte da formação araripina. Localiza-se em área de mata úmida que possibilita o conhecimento da fauna e da flora da região por meio de atividades, como excursões guiadas e observação de aves. O acesso é feito pelo Parque Municipal Ecológico do Riacho do Meio em Barbalha, onde, com sorte, é possível visualizar um dos símbolos da preservação ecológica da Chapada do Araripe, o pássaro soldadinho-do-araripe. Para chegar lá, deve-se seguir pela rodovia estadual CE-60 até o km 9, em Barbalha, e pegar a trilha no meio da mata.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação