Turismo

Quarta maior cidade da Flórida é conhecida como a morada surrealista

A cidade do Sol, com 2,8 milhões de habitantes, tem nome de localidade russa e museu em homenagem ao artista catalão Salvador Dalí, com mais de 2 mil peças

postado em 23/07/2014 11:24
Fachada do Museu Dalí, em Saint Petersburg, na Flórida
Saint Petersburg, quarta maior cidade da Flórida, fica a 37km de Tampa (basta cruzar a baía) e não parece tão grande vista de perto. Na verdade, a região tem cara de balneário de luxo e, em algumas partes, chega a lembrar trechos famosos do Principado de Mônaco. Com 2,8 milhões de habitantes, recebeu o apelido carinhoso, dado pelos moradores, de St. Pete, e é o destino ideal para um fim de semana no norte da Flórida.

St. Petersburg é surpreendente, a começar pelo nome. Apelidada também de ;Sunshine City;, é homônima da famosa metrópole russa em homenagem à cidade natal de um dos fundadores e, embora seja a ;cidade do Sol;, com praias selvagens e uma enorme variedade de atrações aquáticas e esportivas para todos os gostos, um programa obrigatório no local é ir aos museus.

A principal ; e colossal ; atração de St. Pete é o Museu Dalí. Sim, o balneário tropical americano com nome de cidade russa é sede do maior museu dedicado ao pintor catalão Salvador Dalí fora da Espanha.



O prédio em si é uma atração à parte. A estrutura meio disforme em aço e vidro parece tomar aos poucos o resto da construção, um retângulo de concreto. Tudo isso cercado por palmeiras e jardins belíssimos e de frente para o mar. Um investimento de US$ 36 milhões garantiu a construção do prédio, que, além do surrealismo arquitetônico, foi planejado para resistir a furacões, bem comuns na região em determinada época do ano.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação