Turismo

Com muita neve, estações de esqui da América do Sul abrem temporada de 2014

Pacotes para hospedagem de sete dias, incluindo passagens aéreas, custam a partir de US$ 2 mil

Agência France-Presse
postado em 30/07/2014 09:19
Pessoas esquiam na estação de esqui Cerro Chapelco

Há poucos dias, as principais estações de esqui da América do Sul, notadamente na Argentina e no Chile, abriram a temporada de 2014, que se estenderá até meados de outubro ; caso continue nevando bem, como tem ocorrido. A previsão é boa, assim como é certa a maciça presença de brasileiros que têm buscado em tais lugares uma opção diferente de férias. Para se ter uma ideia, somente no Valle Nevado (estação próxima de Santiago, no Chile), os brasileiros representam 70% dos visitantes do complexo. Em 2013, foram mais de 180 mil, e a expectativa para este ano é atingir a marca de 200 mil. Os preços também ajudam: pacotes para hospedagem de sete dias, incluindo passagens aéreas, custam a partir de US$ 2 mil. Portanto, é hora de arrumar as malas.

A noroeste da Província de Chubut, a 12km do município de Esquel e a 1.965km de Buenos Aires, o centro de esqui La Hoya tem 1.430 metros no seu ponto mais elevado. A temporada de neve vai de junho a outubro. O aeroporto próximo está a 18km de Esquel e recebe voos regulares, num total de oito semanais. Ao todo, 10 meios de elevação servem aos esquiadores: três duplos, um quádruplo, dois telesquis, um do tipo bar duplo, dois ski-lifts e uma telecorda na área destinada àqueles que estão iniciando no esporte.



La Hoya tem pistas adequadas para a prática de esqui alpino, de travessia, de fundo e fora de pista, além de snowboard. Também ideal para quem busca esquicross, modalidade de corrida e boarder cross, prancha em que o esportista vai sentado ; pense no skibunda na areia das dunas de Genipabu e transporte a cena para a neve. É uma estação indicada para famílias e grupos de amigos, por se tratar de uma estrutura intimista, mas também atende bem esquiadores profissionais.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação