Turismo

Acompanhar partida de futebol ao lado de bolivianos é um bom programa

Mesmo sem ter participado da Copa, e com um último título importante em 1963, o país é louco pelo esporte

postado em 13/08/2014 10:03
A seleção de futebol da Bolívia nunca conseguiu muito destaque. Até hoje, participou apenas de três Copas do Mundo ; 1930, 1950 e 1994 ;, sendo sempre eliminada na primeira fase. Nas últimas Eliminatórias Sul-Americanas, com duas vitórias, seis empates e oito derrotas, terminou em oitavo lugar, à frente apenas do Paraguai, ficando longe da vaga para o Mundial do Brasil. O único título importante é a Copa América de 1963, quando sediou o torneio e contou com o reforço da altitude a seu favor. Mesmo com um retrospecto tão ruim, a paixão dos bolivianos pelo futebol é gigantesca.

Esporte mais popular do país, o futebol praticamente divide os bolivianos entre os que torcem pelo The Strongest e os que preferem o Bolívar, maiores equipes locais. O clássico entre eles mobiliza a Bolívia e lota o Estádio Hernando Siles, em La Paz.

Os vendedores aproveitam o público para vender delícias da culinária local, como as arepas: pão recheado

Situado aos pés da cordilheira, o estádio, inaugurado em 1931 e com capacidade para 42 mil pessoas, é o maior do país e um dos mais altos do mundo, com 3.637 metros acima do nível do mar. Se a empolgação da torcida com o futebol já era grande, neste ano foi às alturas, e não só pela altitude de La Paz.



Se até então Bolívar e The Strongest se limitavam a lutar pela hegemonia local, surpreenderam com excelentes campanhas na Copa Libertadores da América, chegando juntos às quartas de final do torneio, feito nunca alcançado antes pelo futebol boliviano. A expectativa sobre um possível clássico na semifinal da competição era imensa. Entretanto, o The Strongest ficou pelo caminho ; foi eliminado pelo Atlético Nacional, da Colômbia.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação