Turismo

Turistas devem ter fôlego para andar por La Paz; visitar museus é boa opção

As grandes atrações se concentram no centro da cidade

postado em 13/08/2014 10:19
Assim que desembarca em La Paz, com mais de 900 mil habitantes, o turista está sujeito a alguns ;choques;. O primeiro, mais óbvio, é em relação aos efeitos de seus 3,6 mil metros de altitude. O segundo diz respeito à formação da cidade: situada junto a um cânion em meio à Cordilheira dos Andes, boa parte das casas e dos prédios são erguidos nas encostas de morros, o que pode passar aos mais desavisados a impressão de se tratar de uma ;favela gigante;. O terceiro é que, apesar de preservar as raízes, com a cultura aimará presente nas ruas e na fisionomia das pessoas, a cidade é, ao mesmo tempo, cosmopolita, com trânsito caótico ; e sem sinalização ;, carros (e buzinas para todos os lados), certa desorganização, homens de negócios...

A Plaza Murilo, a Catedral e o Palácio Legislativo: La Paz tem muitas atrações históricas que merecem a visita

Chamada inicialmente de Nuestra Señora de La Paz, foi fundada em 1548 pelo capitão espanhol Alonzo de Mendoza. A partir do século 17, começou a se transformar em ponto estratégico entre as minas de Potosí e o litoral. Com o desenvolvimento, passou a exercer disputa política com Sucre (capital oficial). A rivalidade era tamanha que, em 1899, entraram em guerra civil. Desde o fim do conflito, La Paz passou a ser a sede executiva e legislativa do governo. Por isso mesmo, palco dos principais protestos e manifestações no país.



A cidade é compacta. As grandes atrações se concentram no centro. Dá para fazer quase tudo a pé. No triângulo formado entre as praças Murillo, San Francisco e Del Estudiante, concentram-se os principais museus, como o Nacional de Arte e o Museu da Coca. Também ficam na mesma região o Palácio Legislativo (sede do parlamento boliviano, com visitas guiadas) e a catedral, construída em 1835, em estilo barroco. Para os fãs de artesanato, próximos às calles (ruas) Sagárnaga e de Las Brujas estão espalhadas várias feiras com imensa quantidade ; e variedade ; de barracas.

A Calle Jaén, rua em estilo colonial, tem algumas das casas mais conservadas da cidade. Ali, é possível conhecer quatro museus pagando um só preço (10 bolivianos): Museo costumbrista, Museo del litoral boliviano, Museo de Metales Preciosos, Museo Casa de Don Pedro Domingo Murillo. Para quem já estiver aclimatado à altitude e com disposição para andar, ver o pôr do sol no Mirador (mirante) Laikakota, no Bairro de Miraflores, é outra atração imperdível. De lá, é possível ter uma visão panorâmica da cidade ; depois de uma subida de 360 degraus, mas vale o esforço.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação