Turismo

Interior do estado de Roraima revela o lado selvagem e radical da região

Comunidades indígenas, cachoeiras, passeio amazônico e saltos de paraquedas são boas opções de lazer

postado em 20/08/2014 10:37
Paraquedismo, praticado na Barra do Vento, em Roraima

Descolar um guia local garante boas dicas e um importante acompanhamento, principalmente para quem busca explorar o interior de Roraima, repleto de possibilidades. Avistamento de espécies raras de aves, convívio com animais, visitas a aldeias, experiência amazônica e um clima de fazenda, entre eles.

[SAIBAMAIS]Se o guia for o experiente Lula Alvarenga, o pacote inclui boas risadas, histórias inacreditáveis e informações preciosas. Há mais de 20 anos, Lula acompanha turistas, pesquisadores e empreendedores por todos os cantos do estado. ;Até com as rochas eu falo, se preciso for;, garante.

Como muitos locais, o interior ainda carece de uma real estrutura de recepção. No entanto, estar com uma alma conhecida e íntima do ambiente faz bela diferença. A expedição por rios, comunidades indígenas, cachoeiras e matas da região ocasiona momentos inusitados, um ou outro carrapato e, muitas vezes, um contato sem precedentes com a natureza.

Parque Viruá

A partir de Caracaraí (cerca de 150km de Boa Vista), a vegetação começa a mudar. A límpida savana esbarra com uma flora um pouco mais densa. Primeiros sinais da floresta tropical. Embora a fronteira com o Amazonas esteja longe, já estamos em região amazônica. Poucos quilômetros depois, o Parque Viruá.



Sitiado em clarão, no meio da mata, o parque permite uma visitação rudimentar. O diferencial é justamente esse. Em uma caminhada pelos arredores, difícil não esbarrar com macacos, cobras, preguiças. Quem sabe, uma onça. ;Convivemos bem. Não oferecem real perigo;, garante o intrépido guia Lula. ;A reação da onça, eu já não garanto;, diverte-se.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação