Turismo

No Pará, lavrador fica famoso pela produção de farinha de mandioca

Seu Bené Coleira é lavrador desde criança, condição à qual atribui o sucesso

postado em 03/09/2014 09:33
Bené Coleira: o produtor faz cerca de 50kg de farinha por quinzena
Bené Coleira é um apelido interessante, mas o titular da alcunha, Benedito Batista da Silva, muda ligeiro de assunto e não explica a origem, dizendo se tratar de ;uma brincadeira de infância, daquelas que ficam;. Com 68 anos, esse caboclo astuto vive na zona rural da cidade de Bragança, no Pará, a 240km da capital Belém. Além de Coleira, é chamado de Mestre da Farinha, mestrado que se estende a outros produtos correlatos: tucupi, maniva cozida e goma.

É lavrador desde criança, condição à qual atribui o sucesso. ;Nunca fui empregado. Lutar na enxada por conta própria me tornou o que sou;, diz, mostrando outra das habilidades manuais: a confecção de cestaria indígena, usada para transportar e também como ferramenta para fazer farinha artesanal. O local de trabalho, a casa de farinha, ao lado da residência na roça, pode ser visitado: fica na comunidade do Peri, a 22km de Bragança, sendo 10km por estrada de terra.

Seu Benê, definitivamente, gosta de receber visitas. Quem for, deve encontrar um homem falante e determinado, que logo manda passar um café. A casa de farinha é supercaprichada, com paredes e telas, diferente das centenas, milhares de outras da região, normalmente mais modestas, abrigadas somente por telhado de palha de buriti.


[SAIBAMAIS]Pois bem, com um currículo assim Bené chegou na Itália. E alçou outros voos menores, mas importantes: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Campinas etc. Na bagagem, sempre, o seu saber sobre o mundo da agricultura familiar na Amazônia, a farinha, a mandioca. Seu Bené vai pra Itália é o nome do filme rodado em 2006, ano que Benedito foi convidado para participar do evento gastronômico Terra Madre, realizado em Turim pelo movimento gastronômico Slow Food.

500 quilos
Na fita, se desenrola a viagem à Itália, o choque cultural, as descobertas, os laços de amizade, o encontro com lavradores de várias partes e o retorno ao Pará. O filme foi um projeto do Instituto Maniva/Slow Food Rio de Janeiro, em parceria com a Made For TV. E, vejam só, não foi a primeira vez que Bené esteve num set de filmagens.

Em 2005, protagonizou ; com Fermínio Nascimento, produtor catarinense ; o documentário Professor da farinha, no qual é apontado como referência na produção desse produto no Pará. Foi esse documentário que abriu as portas de muitos lugares para ele, inclusive Turim. Essas experiências parecem justificar a imensa paciência que Bené tem para com fotógrafos e cinegrafistas, quando filmado sob a luz dura e fascinante da Amazônia.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação