Turismo

Produtora de cacau vende mais de 20 quilos de chocolate por semana no Pará

Chocolates são feitos com 100% de cacau e usados por chefs de cozinha em pratos gourmet

postado em 03/09/2014 09:46
Izate Costa produz chocolate em Belém: o produto foi reconhecido e utilizado por grandes chefs de cozinha
A saída é no cais da Praça Princesa Isabel e, com 15 minutos de navegação num barquinho com motor de popa (conhecido como rabeta), atravessando a Baía de Guajará, se chega à Ilha do Combu. Se você olhar para trás, antes de seguir por um curso de rio, vai ver os prédios e os contornos de Belém. À frente, a selva e os ribeirinhos, um tremendo contraste. Também conhecida como Ilha Redonda, Combu tem 2,3 mil habitantes, sendo que muitos têm a capital paraense como ponto de apoio para estudar, fazer compras ou trabalhar. O trânsito constante de barcos, lanchas e pequenas embarcações garante o transporte.

Depois que a visão da orla de Belém é ocultada pela mata que circunda o curso de rio, começam a aparecer as casas dos habitantes, todas do tipo palafita, para que as águas das cheias não lhes tragam danos. No máximo duas, três casas juntas, para logo depois surgirem outras.


Na margem do lado esquerdo, está a casa de Izate Costa, 50 anos, a dona Nema. Enquanto grande parte dos produtores locais se ocupa da colheita do açaí, ela colhe cacau em seu terreno para fabricar chocolate em barra ou em pó, produtos totalmente orgânicos.

Produção
Atualmente, Nema consegue vende entre 15 e 20 quilos de chocolate por semana somente na feira (sem contar os comercializados para donos de restaurantes e comerciantes), sendo que o produto também pode ser comprado diretamente na casa dela, na Ilha do Combu.

[SAIBAMAIS];Já tinha tentado antes trabalhar com cacau, em 2002, mas não deu certo. Em 2006, retomei a produção, tive o reconhecimento de alguns chefs de Belém, principalmente do Thiago Castanho, do Restaurante Remanso do Bosque, e meu produto deslanchou;, conta Nema. Ela mora numa casa de madeira com duas filhas, e seu quintal, com uma trilha pela floresta, é aberto aos visitantes.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação