Turismo

Maior cidade da Escócia tem arquitetura como atração turística

Glasgow tem em Charles Rennir Mackintosh o principal expoente - há inclusive um tour para conhecer as obras dele. Além disso, não deixe de visitar a Catedral e a impressionante Necrópolis no alto da colina

Renato Alves
postado em 17/09/2014 09:26
A arquitetura chama a atenção na área central de Glasgow
Maior cidade da Escócia, Glasgow não tem toda a beleza de Edimburgo, mas possui encantos. Antiga locomotiva industrial do país, a região viveu um período de decadência, com o declínio da economia nos anos de 1960 e 1970, mas se reinventou. Redescobriu a veia artística, passou por inúmeras obras e, hoje, está cheia de estilo, com muito o que ver, fotografar, comer, beber, comprar.

O ponto de partida para explorar Glasgow é um passeio pela Rua Buchanan, no ponto mais central, com uma série de quadras exclusivas para pedestres. Ao longo delas, de ambos os lados, lojas de designers exclusivos dividem as paredes com estabelecimentos populares. Galerias e shoppings para todos o públicos, além de fast-foods, cafés e restaurantes com cardápios dos mais variados ocupam o demais endereços.

Aproveite o tempo livre para passear pelas ruas da cidade: no centro, as lojas de marca são opções em compras

[SAIBAMAIS]A arquitetura de Glasgow vai do vitoriano ao neoclássico, passando por obras contemporâneas, como o Clyde Auditorium e a Cidade das Ciências. Em Glasgow, nasceu, cresceu e morreu Chales Rennie Mackintosh (1868-1928). Ainda estudante, ele criou um estilo inconfundível, com uma fusão entre as linhas harmoniosas do art nouveau e a simplicidade do movimento arts and crafts. Claro, ele deixou sua marca na cidade.


Existe um roteiro para visitar as obras de Mackintosh, que inclui a Glasglow School of Art, fundada em 1845. Mackintosh venceu o concurso para projetar o prédio número 167 da Renfrew Street. Considerada obra-prima do ator, o edifício parece moderno mesmo após 10 anos. O tour pelas obras do famoso arquiteto inclui ainda ao menos uma dezena de endereços.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação