Turismo

Quebec City oferece atrações para turistas que não se assustam com o frio

Com um jeitinho de interior da França, Quebec City é a única cidade muralhada da América do Norte

postado em 08/10/2014 08:59
A visita a Quebec City, capital da província de Quebec, pode ser descrita como uma viagem ao passado ; um pouco pelas ruas estreitas em formato de paralelepípedos, algumas das quais nem passam carros, e também pela presença de um castelo, bem no centro da cidade. Ou talvez, ainda, pela presença de uma muralha de 4km de extensão.

Com pouco mais de 500 mil habitantes, Quebec City não chega a ser uma cidade pequena. Dividida em Basse Ville (Cidade Baixa) e Haute Ville (Cidade Alta), o local possui um funicular ligando as duas extensões. A parte baixa é a pitoresca, que atrai os turistas. No restante, pode-se dizer que o lugar é mais ;normal;, parecido com as demais localidades do Canadá.

[SAIBAMAIS]A bandeira tem uma flor-de-lis como símbolo, e o animal que representa, oficialmente, a cidade é a coruja branca. Não é à toa que Quebec City é tida como a capital do inverno. A estação é, de fato, rigorosos. Mas a população está mais do que preparada para conviver com a neve, e o frio não é motivo para ficar em casa. Saiba o que fazer na cidade, seja conhecendo as atrações presentes ao longo de todo o ano, seja aquelas que só aparecem no inverno.

Com um jeitinho de interior da França, Quebec City é a única cidade muralhada da América do Norte
La Citadelle
Trata-se da região onde fica a muralha da cidade. Quebec City é, na realidade, a única cidade norte-americana cercada por esse tipo de fortificação até hoje. Em 1985, foi considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pelas Nações Unidas. Ela circunda a área conhecida como Cidade Velha, onde ficam diversos cafés, restaurantes, hotéis e pontos turísticos. Há passeios diurnos e noturnos por cima da muralha. A vista é o que chama a atenção. Os portões imponentes também já valem a visita.

Com um jeitinho de interior da França, Quebec City é a única cidade muralhada da América do Norte
Rue Saint-Jean
É a rua mais badalada, que começa na parte antiga da cidade, adentrando a muralha, mas só termina na parte nova. Lá, é um bom lugar para fazer compras, especialmente de suvenires, e procurar restaurantes e cafés.
Além disso, é um local interessante para sair à noite dentro da Cidade Velha. O mais conhecido é o Saint-Alexandre, curiosamente, um pub inglês. Também fazem sucesso o La Ninkasi, o Bar Le Sacrilége, o Fou-Bar e o irlandês Saint-Patrick. Saindo da Saint-Jean, não deixe de ir ao Les 3 Braussers, bar e restaurante que fabrica as próprias cervejas. Outras ruas de interesse são a Grande Allé, que corta quase toda a cidade, e a Petit-Champlain, uma das mais charmosas.



Com um jeitinho de interior da França, Quebec City é a única cidade muralhada da América do Norte
Carnaval na neve
Para os brasileiros, o conceito pode parecer estranho, e a verdade é que o carnaval de Quebec não tem quase nada a ver com o daqui, a começar pela temperatura. Na versão canadense, que conta com programação para crianças e adultos, os visitantes podem assistir aos desfiles de carros alegóricos (ok, até aí há alguma similaridade), participar de competições, como a de canoa, fazer patinação, visitar o palácio de gelo e, para os mais corajosos, tirar a roupa e tomar banho em uma das piscinas termais ; no meio da neve! A festa conta, inclusive, com um mascote: um simpático boneco de ;neve; chamado Bonhomme, que interage com o público. Em 2015, ocorre de 30 de janeiro a 15 de fevereiro. (LQ)

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação