Turismo

Noruega encanta com paisagens paradisíacas e turismo cultural

O país também fisga o visitante pelo estômago com o bacalhau tão apreciado pelo brasileiro

Adriana Bernardes
postado em 22/10/2014 09:19
Vista de Fiorde Geiranger na Noruega

No milenar Reino da Noruega, a água do mar invade o continente e segue entremeada por montanhas ao longo de toda a costa. O resultado é uma paisagem paradisíaca, batizada de fiordes. Mas o país tem mais a oferecer. Fisga o visitante também pelo estômago. Afinal, vem dos mares de lá o bacalhau tão apreciado pelo brasileiro. Se a preferência é por uma viagem de volta ao passado, que tal mergulhar na Era Viking e ver de perto casas e barcos construídos há mais de mil anos? Bem-vindos à Noruega, a terra do sol da meia-noite e dos trolls!

Encravada na península escandinava, a Noruega certamente agrada a diferentes viajantes. Os que apreciam o turismo cultural por museus, galerias de arte e arquitetura; os que preferem esportes radicais ou atividades físicas moderadas ou ainda aqueles que não dispensam uma boa pescaria. E, em se tratando de uma pesca nos mares do país europeu, não precisa ser profissional para tirar do mar um bacalhau de 30kg ou mais.

E depois de constatar que cabeça de bacalhau não é história de pescador, é chegada a hora de provar o peixe na fonte, preparado de diferentes maneiras: fresco, seco e salgado ; como é mais comum por aqui ;, só seco, semiseco e, acredite, com soda cáustica, esse último, uma iguaria muito apreciada no Natal.

Os caminhos que levam às delícias da Noruega são distintos e podem ser trilhados de carro, barco, bicicleta e avião. Para chegar a alguns destinos, é preciso combinar mais de um meio de transporte. E, em alguns casos, a escolha vai depender da pressa do viajante, de quanto pretende gastar e de qual paisagem se quer ver.



O país está entre os maiores da Europa, mas, em comparação com o Brasil é bem pequeno: 26 vezes menor. Para se ter ideia, o território norueguês é equivalente a mais ou menos o estado de Mato Grosso do Sul. Outra característica que difere bem é a qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde, eles conquistaram o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta pelo quinto ano consecutivo: 0,944. Já por aqui, apesar de ter subido uma posição em relação ao último levantamento, está em 79; lugar, com 0,744.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação