Turismo

Viagem à Noruega é boa oportunidade pra conhecer a cultura viking

Os primeiros habitantes do país foram ao mesmo tempo, destemidos desbravadores, exímios navegadores, mas também assassinos e estupradores brutais

Adriana Bernardes
postado em 22/10/2014 09:49
Casa e museu viking, na Noruega

Olhar para a era viking é mergulhar em um universo de contradições. Os primeiros habitantes do país nórdico foram ao mesmo tempo, destemidos desbravadores, exímios navegadores e comerciantes, mas também assassinos e estupradores brutais. No entanto, o legado deixado por eles para as gerações contemporâneas é inegável. Tiveram um papel tão importante na história que ainda hoje fascinam escritores e cineastas e, com certa frequência, seus feitos podem ser vistos nas telas dos cinemas ou em seriados.

Assim sendo, a viagem à Noruega é também uma oportunidade de voltar ao passado e conhecer pelas mãos dos descendentes dos bárbaros escandinavos um pouco dessa história. Em Lofotr, é possível entrar na maior casa da era viking já encontrada pelos arqueólogos. Na capital Oslo, o Museu Viking exibe embarcações encontradas pelo país ao longo dos anos ; algumas delas, excepcionalmente bem preservadas e outras com bastante avarias. Estar diante dos barcos, imaginar que foram construídos sem qualquer aparato tecnológico e, que com eles, os primeiros habitantes do Norte da Noruega enfrentaram o mar aberto e colecionaram vitórias é uma experiência surreal.

O modo de vestir dos primeiros habitantes está representado nos museus

Em Borg, a descoberta da casa viking se deu por acaso no momento em que um agricultor arava o campo. O que se viu após a terra ser revolvida foram toras de madeiras posicionadas de tal modo que lembravam as bases de uma antiga construção. O trabalho dos arqueólogos comprovou se tratar de uma casa de um chefe viking de 83 metros de comprimento.



Com base na planta da casa fincada no chão, os pesquisadores lançaram mão de outras descobertas sobre o modo de vida e a cultura viking e reconstruíram o casarão. O resultado é uma habitação de retangular, com grandes salões e um teto que lembra uma embarcação.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação