Turismo

Seja na capital ou nas ilhas ao norte, bacalhau é tradição na Noruega

As ilhas de Lofoten são consideradas o berço do gadus morhua, o verdadeiro bacalhau, como definem os noruegueses

Adriana Bernardes
postado em 22/10/2014 09:56
Sol, céu azul e temperatura oscilando de 10;C a 15;C. Com um tempo desse é até difícil acreditar que a linha imaginária do Círculo Polar Ártico ficou para trás. A imensidão de água e de pequenas porções de terra forma o arquipélago de Lofoten. De Svolvaer, a maior concentração urbana da região, é possível experimentar diferentes atrações ; pescar bacalhau em alto-mar, almoçar em um dos vilarejos, ir ao Museu Viking Lofotr, visitar a Galleri Lofotens Hus, ir a uma fábrica que produz o óleo de fígado do bacalhau e terminar o dia com um jantar no Anker Brygge, um dos prédios mais antigos do cais de Svolvaer. Antes de pegar a estrada rumo a outro destino, dedique algumas horas ao passeio de caiaque pelas águas geladas da região.

Para aproveitar as atrações, monte base em Svolvaer. As ilhas de Lofoten são consideradas o berço do gadus morhua, o verdadeiro bacalhau, como definem os noruegueses. E, por isso mesmo, o local é um importante celeiro da economia nacional. No inverno, os peixes migram do sul e se concentram na região para procriar. De janeiro até a Páscoa, a atividade pesqueira não para ; é possível ver barcos de pequeno, médio e grande porte.



O método para retirar o peixe da água varia: pode ser com redes ou com grandes anzóis presos em roldanas ao redor do barco. A pesca artesanal não é só para turista ver ou para consumo dos moradores das vilas. A produção sustentável é levada a sério pelos noruegueses e algumas fábricas se valem dessa filosofia para se diferenciarem no mercado.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação