Turismo

Tour por oliviais em Servilha oferece sabores diferenciados de azeites

O cheiro, o gosto, a textura e o prazer de experimentá-lo numa fazenda são bem mais marcantes. Não deixe de ir

postado em 26/11/2014 12:16
Sevilha ; A Espanha tem 46 milhões de habitantes. E 250 milhões de pés de oliveiras ; no mínimo, cinco para cada adulto, idoso ou recém-nascido. Os números são marcantes, como a quantidade de área utilizada (2 milhões de hectares). Mas o cheiro, o gosto, a textura e o prazer de experimentá-lo numa fazenda são bem mais marcantes. Não deixe de ir.

Azeites com aromas na Espanha

Afinal, o azeite é exportado para mais de 100 países ; boa parte a granel e, nos últimos anos, para lojas goumerts. Esses são trabalhados com mais cuidado desde a colheita até a prensagem dos frutos. Em função do tamanho físico e da variedade de clima e terrenos da Espanha, a produção é vasta. A Andaluzia, claro, é um olival gigante, com 75% a 80% da produção nacional.
O Correio visitou a Basilippo, num lugar entre Carmona e Sevilha que teria sido habitado pelos tartessos, na Idade do Bronze. Bem, a sabedoria desse povo com as oliveiras realmente deu resultado: a produção da fazenda ainda está no limiar do artesanal para o industrial e oferece bons produtos.

O principal azeite da marca é o Arbequina (extravirgem), produzido com as azeitonas dos primeiros dias de colheita (3 a 15 de outubro de 2014, por exemplo). Para produzir um litro, usou-se de 12 a 13 quilos de azeitonas (5kg seria normal). Em suma: a qualidade melhora à medida que aumenta a quantidade.



Outro produto que chamou a atenção foi o azeite extra naturalmente aromatizado com casca de laranja. É ideal para saladas de frutas, peixe defumado, queijo parmesão, sorvete de chocolate e sobremesas ; sim, sobremesas (com sorvete de creme, então, ficou excelente). (R.F.)

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação