Turismo

Em todos os ritmos: programe-se para brincar em diversas cidades do mundo

Quem não se programou, ainda pode tentar brincar em diversas cidades do país ou no exterior. Mas, para quem prefere a tranquilidade, existem boas opções. O Turismo fez uma seleção para todos os gostos.

postado em 30/01/2015 18:36
Quem não se programou, ainda pode tentar brincar em diversas cidades do país ou no exterior. Mas, para quem prefere a tranquilidade, existem boas opções. O Turismo fez uma seleção para todos os gostos.

[SAIBAMAIS]Assim como o povo brasileiro, o carnaval é a representação da diversidade. Ao escolher onde curtir um dos feriados mais aguardados do ano, além da preferência pelo estilo musical, a quantidade de dinheiro no bolso e a disposição, o brasiliense pode se programar levando em conta a distância e até mesmo a necessidade de tranquilidade. Em Recife e Olinda, o frevo rola solto, enquanto em Salvador, o público segue trios elétricos ao som do axé. Rio de Janeiro e São Paulo deslumbram brasileiros e turistas com o espetáculo das escolas de samba (também presentes em Manaus), que levam seus enredos pela passarela. No Rio, ainda é possível participar da festa irreverente dos blocos de rua, que arrastam multidões com o samba de raiz, marchinhas e até misturas com ritmos não carnavalescos, como o rock. As festas de repúblicas do interior de Minas Gerais, então, misturam de tudo um pouco, inclusive funk e sertanejo.

E não é só o Brasil que se empolga nessa época do ano. O carnaval é comemorado em todos os continentes e, se você pode ir mais longe, conheça as tradicionais festas da Itália, da França, da Bélgica e de diversos países da Europa, ou as encantadoras comemorações africanas. Do outro lado do mundo, o Japão, as Filipinas e a Austrália também aderiram à comemoração e atraem multidões. Nos Estados Unidos, é conhecido como Mardi Gras e celebrado em Nova Orleans. No Canadá, tem uma edição de inverno, totalmente inusitada. Isso sem falar nos vizinhos latinos, que festejam a data com (quase) o mesmo entusiasmo que aqui.

Mas se você quer fugir do alvoroço, o Turismo também dá dicas de lugares tranquilos para descansar. Pegue um voo para Bariloche, na Argentina, ou então encha o tanque do carro e vá dirigindo até cidades como Teresina de Goiás, região de cachoeiras ainda pouco visitada e bem próxima de Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação