Turismo

Além do Brasil, o carnaval leva alegria para todos os continentes

Originado na Europa, o carnaval atravessou o oceano e foi acolhido e festejado em diversos países.Em cada lugar, há um ritmo diferente, mas a alegria é a mesma.

postado em 30/01/2015 18:55
Originado na Europa, o carnaval atravessou o oceano e foi acolhido e festejado em diversos países.Em cada lugar, há um ritmo diferente, mas a alegria é a mesma.

Mesmo conhecido como o país do carnaval, o Brasil, historicamente, não é o dono da festa. Originado na Europa, a festa ainda anima muitas celebrações do outro lado do oceano e mais além. América do Norte, Ásia, África e até Oceania contam com eventos importantes. Alguns homenageiam os brasileiros com o samba acompanhando a multidão, outros executam músicas locais, a exemplo das marchinhas.

[SAIBAMAIS]Um dos carnavais mais famosos e tradicionais do planeta ; e o mais apreciado da Europa ; é o de Veneza, na Itália, que dura aproximadamente duas semanas. Conta com desfiles, muita música nas ruas e dá especial importância à estética. Entre as atividades, estão concertos, óperas, jantares e os tradicionais bailes a fantasia e de máscaras. Os preços vão desde 23 euros (para um tour sobre lugares misteriosos da cidade) até 800 euros (pelo Ballo del Doge, festa que tem o mundo dos sonhos como tema).

Na França, ele existe desde a Idade Média. Nas ruas de Paris, as paradas e as fantasias são tradição, em um percurso que dura a tarde toda (de 13h30 às 19h) em 15 de fevereiro, saindo da Praça Gambetta Paris XX até a Praça Baudoyer, voltado para todos os públicos e, claro, de graça.
No entanto, a festa mais conhecida do país, hoje, está em Nice. Ela dura mais de 15 dias, e conta com espetáculos grandiosos dia e noite, também nas ruas, com desfiles, carros alegóricos, bonecos gigantes, músicos e artistas circenses. Para assistir a parada sentado e participar da batalha das flores ; a atração mais aguardada da cerimônia, com milhares de espécies de várias cores, formas e tamanhos atiradas pelos ares ;, o turista paga 35 euros. Crianças de até seis anos não pagam.

Originado na Europa, o carnaval atravessou o oceano e foi acolhido e festejado em diversos países.Em cada lugar, há um ritmo diferente, mas a alegria é a mesma.

Outro destaque vai para Binche, na Bélgica. Apesar de durar três dias, como o nosso, é a festa mais importante da cidade e se diferencia pelas vestimentas originais e clássicas, usadas há décadas. Lá, é possível assistir a paradas, espetáculos musicais, que lembram as antigas marchinhas brasileiras e fogueiras. Ainda em neste mês, Binche recebe as festas de pré-carnaval, em que estão inclusos o ensaio da bateria e conjuntos musicais, o baile das crianças, e os bailes da juventude socialista, da juventude liberal e da juventude católica.

Na Alemanha, o carnaval é parecido com o da Bélgica. Também existem as bandinhas e as fantasias, especialmente em Bonn e Mainz, que, como a antiga capital, é uma cidade universitária, com a vantagem de ficar a 44km de Frankfurt. Lá, as primeiras comemorações se iniciam às 11h11 do dia 11 de novembro e só terminam na quarta-feira de cinzas, 18 de fevereiro.

Desfiles imponentes, como os cariocas, são realizados em Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, considerado um dos mais marcantes carnavais entre os continentes. Perto dali, em Portugal, a inspiração é a mesma. Na cidade de Ovar, as fantasias são levadas a sério e planejadas durante todo o ano. A festa começa logo após a chegada do ano-novo e, muitas vezes, ultrapassam a quarta-feira de cinzas, com comemorações nos bares da cidade nos fins de semana.

Originado na Europa, o carnaval atravessou o oceano e foi acolhido e festejado em diversos países.Em cada lugar, há um ritmo diferente, mas a alegria é a mesma.

Notting Hill
A extravagância também toma conta das ruas de Notting Hill, Londres, na Inglaterra. Inspirada nas escolas de samba, principalmente as cariocas, a festa é uma espécie de carnaval fora de época ; ao menos na perspectiva dos brasileiros. Surgiu a partir de manifestações pacíficas e alegres de imigrantes de Trinidad e Tobago, na década de 1960, que protestavam contra a discriminação. A mais antiga, a London School of Samba, existe há 30 anos. Porém, é preciso esperar mais um pouco: para aproveitar o verão do Hemisfério Norte, ela ocorre em agosto. Outros países com tradições carnavalescas do oeste do continente são: Suíça (em Lucerna), onde a principal atração são os desfiles de máscaras, e Finlândia (em Helsinque), na qual se destacam o samba e os desfiles com passistas fantasiadas.

No leste europeu, há carnaval em Ptuj, na Eslovênia, com desfiles e concursos de fantasia e Praga, capital da República Tcheca, que busca reviver os bailes da Idade Moderna. Outro país que se destaca é a Rússia, com a festa de Moscou ; intimamente ligada ao cristianismo ;, que é realizada uma semana antes da quaresma. Ela é conhecida como Maslenitsa e o destaque vai para a gastronomia. Os russos costumam preparar e comer uma espécie de panqueca, tradicionalmente acompanhada por vodca (claro), que simboliza o Sol, para celebrar o início da primavera.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação