Turismo

Mais de 30% dos brasileiros planejaram o carnaval

Pesquisa mostra que os destinos mais procurados pelos foliões são Rio de janeiro, Salvador e Recife. A preferência é brincar nas festas de rua

postado em 12/02/2015 18:15

Quem ainda pensa que o brasileiro não se programa e que deixa tudo para ;a última hora;, ficará surpreso com dados extraídos de uma pesquisa feita pelo site de compras Grupon com 1.382 moradores de todos os estados. Mais de 30% dos entrevistados planejaram a viagem de carnaval. Os destinos mais procurados foram Rio de Janeiro (31,4%), Salvador (30,4%) e Recife (7,2%). As três cidades foram as mais procuradas para o período de acordo com levantamento feito pela Agarre.com ; empresa que faz parte do Grupo Atrápalo, de origem espanhola, de e-commerce de turismo e lazer urbano.

De acordo com a pesquisa, 57% dos brasileiros pretendem participar de alguma atividade carnavalesca. A preferida, com 45,8%, são as festas de rua, seguidas de blocos (38,7%). Enquanto 64% pretendem assistir aos desfiles das escolas de samba ao vivo ou pela TV, apenas 11,2% confirmaram que participarão pessoalmente. Ao responder sobre o sentimento em relação ao carnaval, 20% dos entrevistados, numa escala de zero a dez, disseram ;adorar; o feriado. Pouco mais da metade (10,8%), dos brasileiros admitiram odiar a folia.

Mas o carnaval não é um período apenas de festa, segundo os pesquisados. Também é uma oportunidade de sair da rotina e se divertir, segundo 46,1% e para descansar e relaxar, de acordo com 42,3%. Esses índices explicam algumas observações negativas em relação à folia. Os números mostram que 61,2% dos respondentes apontaram o excesso de bebida como característica principal dos participantes e 50,4%, lembraram a alta exagerada dos preços.

;De maneira ampla, os brasileiros consideram o Carnaval uma festa eclética, com atividades para todos os gostos e todos os públicos. Há quem prefira aproveitar a data para conhecer um novo restaurante com a família, há quem pretenda participar da folia e há aqueles que usam os dias de folga para viajar e explorar novos destinos;, explica Michel Piestun, CEO do Groupon para América Latina.


Seja brincando ou descansando, o certo é que o brasileiro se caracteriza como o povo que mais celebra o carnaval em todo o planeta. Prova disso é que as palavras associadas ao carnaval, segundo a pesquisa, são: diversão (49,7%), fantasias (3,56%), samba (33,2%) e festas (31,3%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação