Turismo

A pé por Genebra, a segunda maior cidade suíça

A segunda maior cidade do país é perfeita para conhecer andando. Por ruas, cafés e butiques valem a parada. Não deixe de ver pontos básicos, como a Catedral Calvinista

postado em 20/02/2015 15:00

O lago Léman ou Lago de Genebra: aproveite para ver o espetáculo do do Jet d%u2019Eau, que solta água a 140 metros de altura
Emoldurada pelo Mont Blanc, os Alpes e o Vale do Jura, banhada pelo Rio Rhône, que cruza o sul da Suíça e França, e localizada junto ao Lago Léman (ou Lago de Genebra) ; com o emblemático Jet d;Eau, que solta 500 litros de água por segundo a 140 metros de altura ;, Genebra é a segunda maior cidade da Suíça (atrás apenas de Zurique). Tem 45% da população formada por estrangeiros, oriundos de 180 países diferentes, o que a torna um hub multicultural.
Conhecida como ;Cidade da Paz; por sediar as Nações Unidas na Europa, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e inúmeras outras organizações ligadas a diplomacia e cooperação, é também o centro da manufatura relojoeira suíça, assim como também se orgulha de sediar importantes bancos e seguradoras. O clima de refinamento e poder de Genebra fazem contraponto à calma e à tranquilidade.
Delicioso é perder-se a pé ou de bicicleta, cruzando ruas e descobrindo cafés, butiques, caves e reluzentes joalherias e relojoarias. Genebra seduz com sua aura de luxo e sofisticação. É frequentada por uma turma que se hospeda nos confortáveis hotéis para o check-list de compras básico das rues du Mont-Blanc e du Rhône, com as lojas de luxo, joalherias e relojoarias.

Com clima de tranquilidade, vale a pena passear pelas ruas e relaxar
Na parte antiga da cidade, conheça a impressionante Catedral Calvinista de São Pedro (Catedral de Genebra), construída entre 1160 e 1232, que oferece uma esplêndida visão da região. Outra opção de interesse é a casa onde nasceu, em 1712, o filósofo, teórico político, escritor e compositor Jean-Jacques Rousseau.
Quem curte vinhos e bebidas em geral tem que conhecer as Caves du Palais de Justice. A mais antiga de bebidas de Genebra fica em uma ladeira da cidade antiga, em uma construção de 1812, e conta com adega guarnecida pelos melhores rótulos do mundo. Vale marcar uma gostosa e instrutiva degustação para provar os vinhos suíços, em especial os brancos produzidos com as uvas chasselas.
Ainda nas ruelas da parte antiga, vale conhecer o Le Café-Restaurant Papon, em um bonito edifício histórico que já serviu de sede para a prefeitura e até hoje mantém uma ligação interna com a mesma com suas paredes de pedra, pátio cercado de árvores e comida boa.

A região de Carouge: lojas artesanais, cafés e jardins estão à disposição
Uma vez na cidade, não deixe de experimentar os sofisticados restaurantes, como o Il Vero, do Hotel Kempinski, no qual o chef Marcello Salvatore faz sucesso com a cozinha italiana contemporânea, com direito a horta própria e autenticidade em pratos que criam experiências culinárias empolgantes e saborosas ; tudo isso com vista panorâmica para o Jet d;Eau.
Já o Le Grill, no mesmo hotel, bomba à noite. Peça o varal de salmão, acompanhado de um Dôle, um vinho típico do Valais, que mistura uvas pinot-noir e gamay e divirta-se. Para uma experiência com estrelas Michelin em um hotel emblemático, dirija-se ao Il Lago do Four Seasons Hotel des Bergues, com paredes de afrescos, vista privilegiada do Lago Léman e pratos italianos servidos em ambiente luxuoso.
Flores

Para algo mais descontraído, vá à Carouge, região boêmia ; separada de Genebra pelo Rio Arve ; recheada de pequenas lojas artesanais, ateliês, jardins secretos, cafés e muito charme. Programinha bom é marcar uma tarde para conhecer tudo e terminar a noite no Le Chat Noir, mescla de restaurante, bar e clube de jazz. Os locais gostam de dizer que o Carouge é um Greenwich Village de Genebra, só que com toques mediterrâneos. Para quem não conhece, Greenwich Village é uma ampla e tradicional área residencial da cidade de Nova York, situada no lado oeste de Lower Manhattan, cercada pela East Village a leste, por Soho a sul e Chelsea a norte ; fora isso, foi utilizado como cenário da série Friends.
Aprecie o Relógio de Flores formado por 6.500 espécies na Praça dos Ingleses, às margens do Lago Léman ; ele simboliza a indústria relojoeira de Genebra. Vá também ao Palácio da Organização das Nações Unidas e faça uma visita guiada pela sede europeia da ONU. Já a Cruz Vermelha Internacional abriga o único museu dedicado à história e ao trabalho dessa organização. (JAS)

De barco
O lago corta a cidade em duas margens facilmente atravessadas por barquinhos, chamados ;mouettes;, que demoram poucos minutos para cruzar de um lado ao outro. Barcos maiores levam a passeios agradáveis percorrendo o rio, com direito a panoramas pontuados por graciosas residências, castelos e paisagens.

Visite
No rastro de grandes nomes como Vacheron Constatin, Piaget, Jaeguer LeCoultre, os relógios dos Ateliers RJ-Romain Jerome, notabilizaram-se por seu conceito único ;DNA de lendas famosas;, usando peças de foguetes espaciais, do Titanic, entre outros, em arrojadas e divertidas máquinas de ver as horas, como o PinUp-DNA, o SkyLab, o 1969 e a coleção Space Invaders Reloaded. Programão para quem curte relojoaria.

Check-list
Moeda: franco suíço (CHF). 1CHF vale R$ 3,04 (até o fechamento desta edição)
Idiomas: francês, alemão, italiano e romanche são as línguas oficiais. O inglês é amplamente falado.
Clima: o país pode ser pequeno, mas as condições climáticas são muito variadas. Às vezes, o lado de um vale pode estar nublado, com chuva, enquanto o outro permanece ensolarado e ameno. Os ventos alpinos do sul, chamados de F;hn, geralmente trazem ar quente e seco, enquanto o vento frio que sopra do nordeste pode trazer céu azul e, no inverno, temperaturas baixas. No verão, a temperatura é amena, com média de 19.4;C.
Entrada: passaporte válido e passagem aérea de regresso são obrigatórios. Não é exigido visto de brasileiros para permanência máxima de 90 dias. Na chegada, podem exigir algum comprovante de recursos financeiros (cartão de crédito internacional, cheques de viagem, dinheiro em moeda corrente no país).
Para trazer na mala: canivetes, relógios, queijos, vinhos e chocolates.

Conheça
Hotel Kempinski Geneva
www.kempinski.com/grand-hotel-geneva
Bains des Pâquis
www.bains-des-paquis.ch
Bucherer SA (joias e relógios)
www.bucherer.com
Ateliers Romain Jerome (relógios)
www.romainjerome.ch
Restaurante Globus
www.globus.ch
Restaurante Cafe Papon
www.cafe-papon.com
Le Chat Noir
www.chatnoir.ch
Restaurante Il Lago
www.fourseasons.com/geneva
Caves du Palais de Justice
www.cavedupalais.ch

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação