Turismo

O ecletismo da Bourbon Street, principal endereço de Nova Orleans

postado em 26/02/2015 17:47

Do hip-hop ao ritmo das músicas havaianas, circular pelos 13 quarteirões entre o Canal e a Esplanada é uma aventura musical
Repleta de luzes e sons vindos de todos os lados, a Bourbon Street é o coração de Nova Orleans e parece funcionar 24 por dia. Mas é à noite que os 13 quarteirões entre a Canal Street e a Esplanade Avenue costumam bombar. Ponto preferido dos turistas de todo o planeta, sobretudo dos jovens, a rua abriga tantas casas de shows, boates, karaokês, pubs, clubes de striptease e bares que é difícil escolher qual adentrar.


Na cidade, é permitido ingerir bebidas alcoólicas em locais públicos, o que faz com que muitos visitantes não se fixem a nenhum estabelecimento, perambulando pela rua e a transformando em festa. Há também os que optam pelo ;pub crawl;, que é um tour por diversos bares na mesma noite.


A palavra de ordem na Bourbon Street é o ecletismo. Não vá achando que irá encontrar os tradicionais clubes de jazz que tornaram a cidade tão famosa. Até existem alguns por lá, mas pode-se ouvir de tudo na Bourbon, do pop ao hip- hop, passando pela música havaiana e outros estilos inusitados. Os redutos de jazz concentram-se mais na Frenchmen Street, a alguns metros dali. Vale conferir. (GS)

Terra arrasada

Em agosto completam-se 10 anos da passagem do Furacão Katrina pela cidade de Nova Orleans. Considerado o pior desastre natural da história dos Estados Unidos, o Katrina devastou casas, derrubou redes elétricas e rompeu o sistema de diques que protegem a cidade, que está cerca de 2 metros abaixo do nível do mar. Com ventos que chegaram a 280 quilômetros por hora, a tormenta provocou uma série de tempestades que deixaram 80% da cidade inundada.

Cerca de 1,8 mil pessoas morreram e quase um milhão tiveram que deixar as suas casas. Um prejuízo calculado em mais de 150 bilhões de dólares. Na ocasião, a imprensa americana mostrou que os atingidos eram, na sua maioria, afro-americanos e pobres, o que reacendeu a discussão sobre a igualdade racial no país.


Curiosidade
Famosos nascidos em Nova Orleans
; Louis Armstrong (músico)
; Truman Capote (escritor)
; Lil; Wayne (rapper)
; Harry Connick Jr. (ator e cantor)
; Reese Witherspoon (atriz)
; Fats Domino (músico)
; Anne Rice (escritora)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação