Turismo

Mane e Les Baux-de-Provence: duas ilhas de bem-estar

Os dois vilarejos guardam surpresas aos visitantes. O primeiro tem um hotel sediado em um convento, enquanto o outro é uma vila medieval

Juliana A. Saad, Especial para o Correio
postado em 12/03/2015 15:10

Os dois vilarejos guardam surpresas aos visitantes. O primeiro tem um hotel sediado em um convento, enquanto o outro é uma vila medieval
Situado no coração da Provence, numa colina entre plantações de lavanda e oliveiras, no vilarejo de Mane, o Couvent é um hotel de extremo bom gosto sediado em um convento do século 17, em meio a um parque. Os espaços têm decoração contemporânea em tons claros e alegres e as suítes em estilo loft com terraços privativos são puro conforto. Para completar, dois restaurantes, duas piscinas e o concorrido spa, além de uma loja com todos os produtos da L;Occitane, marca fundada a poucos quilômetros dali, em Manosque.

Conventos transformados em hotéis luxuosos são uma tradição na Europa. O Couvent des Minimes abrigou em séculos passados os religiosos mínimos, uma ordem fundada por São Francisco de Paula, em 1436, e que, como o nome indica, praticam uma vida ascética (atualmente existem adeptos apenas na Itália e na Espanha). Ali, a sensação de paz foi preservada, garantida pela vegetação esplêndida e a linda vista dos campos no alto do bosque.


A gastronomia e os vinhos ganham destaque nos pratos e nas taças com produtos regionais, mesclados em receitas que surpreendem. Além do spa, o hotel oferece uma culinária moderna e atraente a cargo do chef Jérôme Roy, tanto no restaurante Le Clo;tre, quanto no informal bistrô Le Pesquier. Um dia perfeito pode começar com o café da manhã no terraço com vista para o campo, seguido por uma caminhada pelo parque circundante, e continuar em taças de rosé nos jardins acompanhando os sabores provençais. No Couvent, destaca-se a direção do casal Fabien e Valérie Piacentino, os ma;tres de maison, que imprimem elegância e tranquilidade em cada gesto.


Não deixe de visitar a loja de biscoitios Biscuiterie de Forcalquier, de Olivier Baussan: quitutes especiais
Valem a pena dois passeios de natureza gastronômica perto do Couvent des Minimes. O primeiro até a loja de biscoitos de Olivier Baussan, o visionário fundador da L;Occitane, um apaixonado pelas cores, sabores e aromas provençais. Chama-se Biscuiterie de Forcalquier e fabrica deliciosos biscoitos doces e salgados com farinha de trigo biológica, além de amêndoas e azeite com o mesmo tratamento. Fica na estrada N100, entre Forcalquier e La Brillanne, em um galpão onde antes funcionou uma serralheria. De extrema simplicidade e bom gosto, a biscoiteria é a novidade da região.


De lá, siga para o Musée de l;Olivier, também iniciativa de Baussan, na vizinha vila de Volx. Tem peças raras da fabricação de azeite e loja com produtos artesanais de pequenos olivicultores da região e outros artigos gourmet. Após degustar esses azeites de altíssima qualidade, a vontade de trazer alguns na bagagem é imediata, como os da marca Premi;re Pression Provence.


Gastronomia


Alguns lugares pedem a prática de uma das atividades mais queridas pelos amantes da boa mesa: pegar o carro e viajar uma boa distância para testar seus sabores. Oustau de Baumani;re, em um local isolado da Provence, tem sido testado há quase 70 anos e a resposta continua a mesma: inusitadamente bom.


Na loja, as prateleiras são organizadas por tipos de doces e biscoitos
A vila medieval de Les Baux-de-Provence, talhada na pedra da cordilheira Alpilles, faz moldura para o L;Ostau de Baumani;re. O hotel da rede Relais & Châteux, capitaneado pelo proprietário, Jean-André Charial, e a esposa, Genevi;ve, estende-se pela casa principal do século 17, o L;Oustau, e mais duas outras, la Guigou e le Manoir.


Em todas, elegância na decoração e muito conforto. Fundado em 1947 pelo chef Raymond Thuilier e já com três estrelas no Guia Michelin, em 1954, fica aos pés de Les Baux-de-Provence, pequena vila com 400 habitantes. O chef aplicava ali o conceito do ;relais gastronomique; tão caro aos franceses: um lugar longe de tudo para comer bem e com quartos ao lado para o repouso. Também pintor e poeta, Thuilier atraia intelectuais, artistas, políticos, empresários e a nobreza europeia, como a rainha Elizabeth e sua família.


A gastronomia premiada pelo Michelin e o ambiente ganham contornos felizes no terraço do restaurante, com suas mesas iluminadas por velas e o balé impecável da equipe, em dias mais quentes. No inverno, o salão aconchegante é o palco para as criações primorosas de Charial. A gostosa piscina e o spa também são pontos altos.


Na mala, traga produtos e peças requintados, escolhidos a dedo e vendidos na lojinha local. Há serviços de aluguel de bicicleta e carro para explorar a região. Realmente um lugar de exceção. Couvent des Minimes e L;Ostau de Baumani;re: são lugares assim que fazem você querer ficar para sempre na Provence.


A jornalista viajou a convite da Atout France, com apoio da Air France e Relais & Chateaux


Dicas


Quem leva
Air France tem voos diários para Paris, e, de lá, voa direto para Nice e Marseille, no sul do país.


RailEurope
Viajar de trem é uma boa pedida. Conforto e pontualidade nos trens da RailEurope ; tudo no melhor estilo viajante elegante. Reserve um assento na 1; classe dos TGVs e aproveite.


Roteiros
A guia Leonor, do serviços NaProvence, conduz pelas estradas e recônditos como somente os moradores conhecem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação