Turismo

Tem medo de voar? Conheça o aplicativo feito para tranquilizar passageiros

Programa usa dados estatísticos reais para mostrar como são baixas as probabilidades de queda do avião

postado em 18/03/2015 15:01

Programa usa dados estatísticos reais para mostrar como são baixas as probabilidades de queda do avião
É normal que certas pessoas fiquem apreensivas com a ideia de embarcar em um avião, devido ao medo de que ele possa cair, apesar de ser considerado o meio de transporte mais seguro de todos. Para ajudar aqueles que passam por esse tipo de ansiedade, foi criado o Am I Going Down? (;vou cair?;, em tradução livre do inglês), que calcula quais as probabilidades de o voo sofrer uma queda, com base em estatísticas reais.


[SAIBAMAIS]Criada pela empresa londrina Vanilla Pixel, a aplicação usa dados como cidade de partida, cidade de destino, companhia aérea e modelo do avião para demonstrar, com gráficos, o nível de segurança do voo. As informações vêm do banco de dados de três agências internacionais: a National Transportation Safety Board, dos Estados Unidos, a International Civil Aviation Organization e o gabinete de arquivo de acidentes com aeronaves de Genebra.


Apesar de toda essa carga de dados, a própria Vanilla Pixel ressalta que o aplicativo tem um propósito mais voltado ao entretenimento. ;A maioria dos voos tem um risco incrivelmente baixo;, disse Nic Johns, desenvolvedor do programa, em entrevista à CNN. Segundo ele, o principal é que os usuários entendam que se trata de uma ferramenta para se tranquilizar.


Como demonstração, a Vanilla Pixel fez uma simulação com o aplicativo para um voo Airbus A330, da American Airlines, saindo de São Francisco, nos Estados Unidos, rumo ao aeroporto de Heathrow, em Londres. O resultado é que a chance do voo cair é de uma em 2.783.874.


O Am I Going Down? está disponível apenas para o sistema iOS, por enquanto, por US$ 0,99 (aproximadamente R$ 3,18).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação