Turismo

Programa também de gente grande: Londres tem diversão para todas as idades

Combinado, é a terra de rainhas, príncipes e princesas. Mas quase ninguém se lembra da cidade quando planeja uma viagem com os pequenos. Não é conto de fadas, acredite: há diversão para todas as idades. Confira os melhores programas para adultos com crianças

Especial para o Correio
postado em 28/03/2015 10:00

O imponente Big Ben fica próxima à London Eye: dê uma volta com a garotada na roda-gigante e aproveite para mostrar os principais pontos turísticos de Londres do alto
Quem tem filhos ainda crianças sabe como é difícil conciliar a programação nas viagens de férias. É preciso levar em conta a idade dos pequenos, os interesses e também os objetivos dos pais. Se o passeio é dedicado a elas, que tal aproveitar para introduzir novos conhecimentos com a visita a museus e locais onde é possível conhecer um pouco da história e temas atuais? Dessa forma, fica mais fácil para adultos e crianças.

Logo na saída, é preciso lembrar que uma viagem de muitas horas para outro continente, como a Europa, requer uma preparação mais cuidadosa. Programe atividades para passar o tempo de voo, pois nem sempre as opções de filmes nos aviões agradam. Depois da chegada, instalados no hotel, organizar um roteiro é importante para ganhar tempo, aproveitar bem o dia e não cansar muito.

Em Londres, uma boa opção para facilitar o deslocamento com as crianças é usar os famosos ônibus de dois andares, que fazem um tour pelos principais pontos turísticos, onde os passageiros podem subir ou descer na parada que quiserem, dentro do roteiro e, depois, seguir a viagem para a próxima atração. Pelo menos duas empresas (mais tradicionais) prestam o serviço: a a Big Bus Tours e a The Original Tour. Elas vendem passe de 24 horas. O visitante pode optar por três rotas diferentes. Uma delas, com o guia indicando, em inglês, os pontos turísticos ;e duas delas com sistema de comentários gravados em diversas línguas. É só colocar os fones. Há passes que combinam com as entradas nos pontos turísticos.

O ocapi é uma das atrações do zoo: ele pode alcançar 2m de altura
A Picadilly Circus é um bom destino para aproveitar um período do dia. Por ali, é preciso gastar sola de sapato e apreciar o ir e vir de veículos e pessoas, ouvir sotaques de todas as partes do mundo, lojas e cafés com delícias sem igual. A loja M Word é um paraíso para crianças e grandinhos fãs das pastilhas de chocolate em sabores diferentes. Não passe por lá sem observar a estátua de Eros. Não saia da região sem visitar a maravilhosa National Gallery e apreciar obras de Monet, Da Vinci e Van Gogh, entre outros nomes da pintura. O melhor de tudo é que a entrada é gratuita.

Duas metades


Dali, vale seguir até a bela Regent Street, que fica ainda mais bonita com as vitrines iluminadas. Para quem quer fazer compras, há lojas de marcas mundialmente famosas e a imperdível e tentadora Hamley;s, considerada a maior loja de brinquedos do mundo. São vários andares divididos por faixa etária, além de games e bichos de pelúcia de todas as espécies. Uma diversão para os olhos em qualquer idade. Os pais certamente voltarão à infância e as crianças poderão conhecer grande parte dos personagens favoritos. A rua liga a Piccadilly Circus à Oxford Street, outro bom local para as compras.

No bairro de Westminster, caminhe, conheça e fotografe ícones de Londres, como o Big Ben, que faz parte do conjunto arquitetônico do Parlamento. Observe o Palácio de Westminster, onde há tour guiado, e a Abadia de Westminster, onde o príncipe William e Kate Midletton se casaram. Andando um pouco, chega-se às margens do Rio Tâmisa, e próximo à London Eye, a enorme roda gigante com 135 metros de altura, de onde se tem uma bela vista da cidade.

A cerimônia da troca da Guarda Real é rápida e bonita. As crianças amam
Ali também é o embarque para o passeio de barco pelo rio que vai até Greenwich Pier, de onde você desembarca e pode conhecer o Observatório Real de Greenwich e aproveitar para ensinar ; e aprender ; um pouco de geografia e história. Lá é possível tirar uma foto em cima da linha de Greenwich, que divide a terra em duas metades ou por um pé em cada lado do mundo.

O observatório está dentro do parque com o mesmo nome, que também é uma boa opção de passeio. E ainda há o Museu Nacional Marítimo, onde há um espaço especial para as crianças ; até poderão atirar em um canhão antigo ;, com programação especial para elas. A lojinha do museu é de levar qualquer um para fora do espaço. Funciona diariamente das 10h às 16h. No percurso não deixe de fotografar a Tower Bridge, a ponte basculante que se ergue para a passagem de embarcações de grande porte.

Troca da guarda


O Hyde e o Royal Parks também não podem faltar no roteiro. O segundo pode ser programado para o dia que quiser ver a cerimônia da troca da Guarda Real, que ocorre sempre às 11h30. Os dias variam de acordo com o período do ano. As crianças amam. O local fica repleto de turistas e curiosos. Há um certo nervosismo e muito cuidado dos policiais tentando organizar o trânsito e fazer com que os pedestres atravessem nas faixas, mas nada que atrapalhe o espetáculo. A cerimônia é rápida e bonita.

O Museu de Cera Madame Tussauds, que fica próximo à estação Baker Street do metrô, também vale o deslocamento. Mas como costuma ter filas, é preciso paciência. Faça selfies com personalidades em tamanho real, que impressionam pelos detalhes. Beatles, o ET em sua bicicleta, Marilyn Monroe, Nelson Mandela e Barack Obama, além de Homem-Aranha, Hulk e Shrek. Há mudanças no acervo exposto de tempos em tempos.

O Observatório Real de Greenwich: lições de geografia e história
Ao lado da London Eye fica o Aquário de Londres. São 2 milhões de litros de água com milhares de espécies marinhas. A maior atração são os tubarões, que nadam sob os pés dos visitantes no Shark Walk. Mas o que há de mais divertido são os pinguins na Ice Adventure. Programe a visita para coincidir com o horário de alimentação dos animais e divirta-se com a movimentação dos bichos.

Para continuar no segmento animal, não deixe de conhecer o London Zoo, que ao contrário do que muita gente pensa, não é comum. É o mais antigo zoológico científico do mundo, com mais de 720 espécies. Enorme, limpo, com centenas de animais que podem ser vistos de perto, graças a uma estrutura perfeita, fica no Regent;s Park. Os bichos que mais chamam a atenção são os gorilas, o tigre e o ocapi, que tem pernas de zebra e cabeça de girafa, mas com pescoço mais curto e na cor marrom. Sucesso garantido entre a molecada. O Zoo oferece a opção de dormir em uma cabana, cercados por animais.

Experimente também o Museu de História Natural, que tem de pequenos animais empalhados até réplicas de dinossauros e de outros animais em tamanho real. Há ainda o Museu Britânico, com múmias, sarcófagos, esculturas e objetos de diversos povos. Facilmente dá para passar o dia inteiro em cada um deles. Se as crianças ficarem cansadas, é só sair mais cedo. A vantagem é que em ambos a entrada é gratuita.

Há muito o que conhecer, desfrutar e se divertir na tradicional capital da Inglaterra. Mas a aventura não para por aí. Londres tem ainda os estúdios de Harry Potter, o London Dungeon, o Museu de Ciências, o Tate Modern. E esse é o lado bom da história: novos motivos para voltar.

Solitários


A espécie foi criada artificialmente em laboratório. É uma mistura de zebra com girafa. Os ocapis podem alcançar 2m de altura pesam entre 200kg e 300kg. São animais com hábitos diurnos e normalmente só interagem com os da mesma espécie para o acasalamento. Pouco se sabe sobre o comportamento deles pelo difícil acesso ao hábitat. Eles têm olhos e orelhas grandes, pequenos cornos (nos machos) cobertos de pele e pescoço relativamente comprido. Têm pelagem castanha e luzidia, que apresenta listas brancas horizontais na garupa e na parte superior das patas.

Dica para economizar


Há pacotes de atrações combinadas que você compra por preços diferenciados. Um exemplo é o museu da Madame Tussauds e do Aquário com uma economia de cerca de 30%. Vale a pena! Sem contar que, ao visitar o museu em um dia, no dia seguinte a entrada no Aquário é facilitada, driblando a significativa fila para a compra de ingresso. A London Eye também entra nesse pool de atrações casadas com desconto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação