Turismo

Torquay e Greenway, cenários perfeitos à beira-mar da riviera inglesa

Agatha Christie, a maior escritora da literatura policial, nasceu inglesa por acaso. Ao passar a temporada de férias em Torquay, sua mãe apaixonou-se pela cidade e decidiu ficar. Em 2015, a cidade comemora os 125 anos da autora com programação diversificada

Paloma Oliveto
postado em 23/04/2015 18:03

Píer de Torquay: apesar do mar, as praias não são a principal atração da cidade
Naquela década de 1890, a família Miller se estabeleceu em uma cidadezinha à beira-mar da riviera inglesa. Na época, Torquay já era um destino da moda. Endinheirados passavam temporadas no balneário de água muito azul, onde podiam fugir do cenário invernal, flanando pela marina, banhando-se nas praias, jogando golfe ou bebendo uísque em algum clube granfino. A ideia dos tais Miller era ficar por lá durante uma temporada e, então, rumar para a América, onde fixariam residência. Mas, encantada com uma casa que visitou, a matriarca resolveu comprá-la, avisando ao marido que não mais se mudariam para os Estados Unidos. E foi assim que Agatha Christie, a maior escritora policial de todos os tempos, nasceu inglesa, em vez de norte-americana.

Cento e vinte e cinco anos após o nascimento da ;rainha do crime;, celebrado em 15 de setembro, Torquay está em festa. A cidade, aliás, vive em festa. O calendário de 2015 está repleto de eventos de todos os tipos. Nenhum, porém, tão chamativo quanto o Festival Internacional Agatha Christie, que ocorrerá de 11 a 19 de setembro e reunirá escritores e fãs do gênero policial.

O busto de Agatha Crhistie em Torquay: a cidade vai homenagear os 125 anos da escritora durante este ano
Para o turista brasileiro, as praias de Torquay não são propriamente um grande chamariz. Pesa a favor do destino, porém, o fato de ser o berço de Agatha Christie ; a cidade onde ela nasceu, passou parte da juventude e de onde tirou inspiração para diversas histórias. Foi lá também que a escritora deu à luz o detetive que divide com Sherlock Holmes o título de mais famoso do planeta: o belga Hercule Poirot.

Por toda Torquay, há reminiscências de Agatha Christie. Embora não exista um museu dedicado à escritora ; apenas uma galeria, no museu municipal ;, é possível seguir as pegadas da rainha do crime pela cidade. De frente para o mar, o Grand Hotel, por exemplo, foi onde ela passou a lua de mel com o primeiro marido.

Greenway


Torquay também é ponto de partida para Greenway. A casa dos sonhos da juventude de Agatha Christie, que se tornou realidade em 1938. Já casada com o segundo marido, o arqueólogo Max Mallowan, ela comprou a propriedade georgiana, onde passava temporadas e organizava festas familiares. Na década de 2000, a única filha da escritora, Rosalind Hicks, doou a propriedade à National Trust, o órgão que cuida do patrimônio do Reino Unido. Ela deixou, contudo, uma recomendação: que Greenway jamais fosse transformada em um ;parque temático; de Agatha Christie.

Sala de estar da casa de Agatha Cristhie: os móveis revelam o estilo clássico e elegante da escritora
É no interior da casa que quase se podem ouvir os passos de Agatha Christie. Respeitando o desejo da família, Greenway não se transformou em um parque artificial, mas conserva a atmosfera doméstica, como se a escritora ainda morasse por lá. Os cômodos revelam o estilo da inglesa: móveis clássicos e elegantes. Pelas salas, há objetos de coleção de Agatha, que era fascinada por caixas, e artefatos arqueológicos escavados por Max Mallowan. Na de estar, dá para sentir o clima familiar. A casa passa por restauração e é possível que novos cômodos sejam abertos ao público.

Transporte

Os meios de transporte que levam à casa de Agatha Cristhie já são uma atração. Pode-se ir de locomotiva, passeio que dura 30 minutos e fornece belíssimas vistas da região; ferry boat ou ônibus vintage, que estará na ativa até 31 de outubro. Na chegada, o turista tem a opção de fazer um tour guiado pelos jardins da propriedade, com duração de 40 minutos. Essa é uma parte do passeio que parece agradar aos ingleses em particular ; a jardinagem é um grande hobby no país ; e pode ser um pouco cansativa para os brasileiros.

Guia

Como chegar
; Torquay fica em Devon e está localizada a 314km de Londres. Há trens diários desde a capital, saindo da Estação de Paddington em diversos horários, com duração média de três horas. Horários e rotas em www.thetrainline.com.

; Da estação de Vitoria e do Aeroporto de Heathrow, há sete linhas de ônibus diárias. A viagem dura, em média, cinco horas. Horários e rotas: www.nationalexpress.com.

Circule
; Dá para explorar o pequeno centro da cidade a pé. No mais, pegue um táxi ou embarque em algum tour guiado. O guia Alex Graem oferece um passeio de um dia pelas principais atrações relacionadas a Agatha Christie. Site: www.uniquedevontours.com.

Onde comer
; The elephant (elephantrestaurant.co.uk): o premiado restaurante comemora seu 10; ano no Guia Michelin. Usando ingredientes de produtores locais, oferece dois menus, sendo um de degustação com harmonização de vinhos opcional. O menu completo de almoço sai por 14,5 libras. Há opções vegetarianas.

; Church House Inn: eleito o melhor pub de Devon e listado pelo Guia Michelin de pubs, a charmosíssima casa fica em Marldon, vilarejo a apenas 8km de distância do centro de Torquay. No menu há massas, carnes, peixes e opções vegetarianas e os pratos são muito bem servidos. Há uma boa carta de vinho, mas o destaque são as cervejas, produzidas no local. Pratos principais desde 10,75 libras.

Onde ficar
; Em frente ao mar, o Grand Hotel (www.grandtorquay.co.uk) tem arquitetura vitoriana e se orgulha de ter hospedado Agatha Christie em sua lua de mel (o número da suíte, porém, é desconhecido). Aberto em 1881, seu auge foi na primeira metade do século 20. Hoje parece um pouco decadente, mas o tamanho dos quartos é generoso e a vista para o mar excepcional. As diárias para apartamento duplo começam em 69 libras.

Visite
; Greenway: no site da propriedade, há informações detalhadas sobre as opções de ferry boat, trem e ônibus vintage: www.nationaltrust.org.uk. O ingresso custa 9,9 libras (adultos) e 4,95 libras (crianças) e incluem o tour guiado no jardim e no interior da casa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação