Turismo

Os vulcões compõem a paisagem e despertam a curiosidade

No alto, acima das copas das árvores, as montanhas desenham paisagens incríveis, salpicadas por vulcões cuja fumaça se confunde com as nuvens

postado em 30/04/2015 13:08
Vulcões fazem parte do cenário do país e são opções de passeio para o visitante
Como acomodar 112 vulcões em uma área de 51 mil quilômetros quadrados? Em Costa Rica, um dos menores países do mundo ; tão pequeno que representa apenas 0,03% da superfície do planeta ;, as montanhas e os picos, de onde se derramam lavas e vapores, que predominam no horizonte, mostram que é possível. Do total, sete estão ativos. Um deles, o Turrialba, entrou em erupção em outubro do ano passado e forçou a evacuação de comunidades próximas, quando lançou uma coluna de fumaça de 500 metros de altitude. As cinzas atingiram a capital, San José, distante 70km ao leste.

Banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe (Atlântico), o país tem aproximadamente 5 milhões de habitantes. Uma das características principais é o cuidado com o meio ambiente. Da área total do território, 26% são preservados, destinados aos parques nacionais. As florestas são objeto de estudos e investigações científicas. São mais de 100 áreas de preservação ambiental, transformadas em refúgio da vida silvestre e ao ecoturismo, em 35 parques e oito reservas biológicas. Da área total, 47% são matas, selvas e praias.

O Turismo desbravou essa topografia diferente e desafiadora, e revela um pouco dos mistérios, da cultura e das criaturas que vivem cercadas de vulcões e florestas. A melhor época do ano para visitar o país é durante a estação da seca, entre os meses de dezembro a abril. O sol é um atrativo, principalmente na costa do Pacífico, que se enche de banhistas em busca de tranquilidade.

Contudo, a chuva nos meses de maio a novembro (estação verde) oferece uma experiência que desperta outras sensações, com novas cores nas paisagens e aromas diferentes. Numa ou noutra estação, aproveite para fazer longos passeios e relaxar nas piscinas naturais.

Em relação a Brasília, o país tem três horas a menos. O idioma nativo é o espanhol, mas o inglês é bastante utilizado para atender aos visitantes. A moeda local é o Colón, mas o grande fluxo de turistas tornou o dólar americano bem aceito. A aventura começa na cidade de La Cruz, no Pacífico Norte costa-riquenho, na província de Guanacaste, que nos últimos anos se tornou o principal destino dos amantes da natureza de todas as partes do mundo.


O passeio no parque pode ser feito a pé e dura quatro horas
São mais de 1,2 quilômetros de praias onde o pôr do sol encanta os turistas
Vilas
Com casas pitorescas arrumadas em pequenas vilas e um cultura colorida, a cidade, com menos de 12 mil habitantes, faz fronteira com a Nicarágua, Guanacaste é banhada pelo Oceano Pacífico, tem clima tropical durante o ano inteiro e é cercada por uma vegetação abundante, que proporciona um frescor incomparável amenizando a temperatura sempre elevada da região. Uma combinação perfeita para apreciar os 200km de costa com lindas praias de areias brancas, perfeitas para a prática de esportes. O que chama a atenção é o belíssimo pôr do sol, momento ideal para um brinde entre amigos. E, por que não, para uma cerimônia de casamento?

Em La Cruz, o sétimo cantão da província de Guanacaste, a população trabalha basicamente com a pecuária, a agricultura, a pesca e o ecoturismo. A região começou a se desenvolver mais rapidamente a partir da abertura da rodovia Interamericana, que faz a ligação da Costa Rica com toda a América Central.

A chegada dos turistas fez com que surgissem várias oportunidades no comércio informal. Hoje, vê-se que os moradores transformaram as suas casas em pequenos hotéis fazendas. O movimento também gerou o surgimento dos hotéis de luxo em toda a zona costeira.

O repórter viajou a convite da AM resorts e Copa Airlines


Onde ficar

Hotel Dreams Las Mareas Resorts Costa Rica
dreamsresorts.com/las-mareas
%2b506 2690 2400
; O hotel é novo, localizado na costa norte da tranquila Guanacaste, na vila costeira da praia de El Jobo. Com design contemporâneo e decoração requintada, oferece 477 luxuosas suítes, varandas com vistas deslumbrantes, restaurantes gourmet, bares, spa, clube do explorador para as crianças, zona núcleo para os adolescentes, rede wi-fi, bem como inúmeras atividades durante o dia e entretenimento ao vivo todas as noites.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação