Turismo

O lado quente da montanha

Aventura é a palavra de ordem. E não dá para desperdiçar a oportunidade. Vale a pena subir em busca das piscinas

postado em 30/04/2015 13:40
Em meio à floresta, as piscinas de águas quentes convidam para o relaxamento
A melhor maneira de registrar tudo de bom que a Costa Rica oferece é dizer ;Pura vida;. A expressão é quase um lema do país e é dita constantemente pelos moradores aos turistas, como uma forma de saudação: ;Seja bem-vindo e aproveite a nossa hospitalidade;. Os nativos são amorosos, simpáticos, acolhedores e claramente felizes. Não à toa, a Fundação Nova Economia (FNE), classificou a Costa Rica em primeiro lugar no Índice do Planeta Feliz (HPI), em 2012. A avaliação leva em conta a longevidade, a felicidade e a preservação ambiental. O país já tinha levado o título em 2009.

A combinação dos fatores deu certo. A natureza convida para a vivência de experiências que resultam em puro prazer. Cabe ao turista explorar cada uma delas. Para quem gosta de se aventurar pelas florestas, deve visitar a Buena Vista Lodge & Eco Adventure Center, uma reserva natural com 70 hectares de área privada. Uma boa escolha para desfrutar de uma montanha sustentável numa atmosfera aconchegante.

Explorar o local é experiência única de aventura e relaxamento, integrado à harmonia da natureza e do encanto de cultura costarriquenha em seu habitat. Esse passeio é ideal para ser feito com a família e amigos. O turista vai se deparar com um paraíso tropical cheio de aventuras, adrenalina e relaxamento no meio da floresta preservada.

Subir a montanha pode ser cansativo, mas vale a pena. O passeio geralmente dura o dia inteiro. O trajeto pode ser feito em uma cavalgada que dura em média 50 minutos, ou em uma espécie de trenzinho, puxado por um trator. Ao longo do caminho o visitante não resistirá à tentação de parar e fazer fotos ou selfies.

Durante a caminhada é possível encontrar animais exóticos e pássaros coloridos
A floresta é exuberante, são vários os animais exóticos, como macacos de cara branca, veados, cutias, iguanas, pequenas cobras, jaquatiricas, 257 espécies de aves com cores inacreditáveis, um infinito mundo de insetos e de anfíbios e rios com águas cristalinas, cachoeiras de águas azuis; Os guias, sempre amáveis e alegres, chamam a atenção dos turistas para as peculiaridades do local.

Lama
Durante a subida, é fundamental experimentar um banho de lama vulcânica e, em seguida, relaxar em uma das cinco piscinas de água quente, com temperaturas que podem variar de 38 a 45 graus centígrados. Ou em todas elas! As fontes termais têm propriedades medicinais. O contato direto com a natureza emociona. O casal Erik e Ellen Webster, 28 e 27 anos, respectivamente, saiu de Nova York. Encantados com a experiência, eles ressaltaram as belezas do lugar. ;Estamos gostando muito do passeio, principalmente de poder respirar ar puro e nos sentir livres sem os grandes edifícios.;

Na Buena Vista, os amantes dos esportes radicais podem aproveitar várias experiências. Para descer a montanha, há opções de ;voar; em uma tirolesa com mais de 1km de cabos, parando em 11 estações sobre a copa de grandes árvores centenárias, que chegam a atingir 30 metros de altura. De um mirante, construído no alto de uma delas, é possível ver a boca do vulcão Rincón de La Vieja, com 700 metros de diâmetro e 70 metros de profundidade de água borbulhante, que solta pequenas nuvens de vapor.

Para os mais radicais, o toboágua é uma experiência desafiadora
Outra grande aventura é deslizar por um toboágua de 420 metros em meio à mata, e chegar em apenas 45 segundos. Pura adrenalina. O canadense Seam Thompson, 41 anos, levou o filho Spencer Thompson, 9. O pai se divertiu como criança: ;Gostei muito do passeio de cavalo, mas o principal foi a tirolesa, por ser rápida é muito emocionante;.


Escalada sem sustos

É importante tomar alguns cuidados antes de enfrentar a subida da montanha, um passeio que dura cerca de quatro horas.
Seguir, sempre, as orientações do guia
Usar roupas leves e confortáveis e sapatos fechados e macios, de preferência tênis
Não se esquecer de passar protetor solar e repelente e usar óculos de sol
Ter sempre por perto um cantil com água
Numa mochila, levar chinelos, roupa de banho e toalha
Levar máquina fotográfica e bateria (cartão de memória também é recomendável)

Divirta-se
Os passeios estão disponíveis de segunda a domingo e podem ser contratados por empresas especializadas, que normalmente têm um representante nos hotéis. Os preços variam de acordo com o local a ser visitado, mas custam, em média, US$ 150 por adulto.
A duração é de um dia inteiro.
Inclui transporte de ida e volta, acesso às piscinas, uso de equipamentos de segurança para as aventuras, acompanhamento de um guia local, condução dentro do parque (cavalos ou trator), almoço e, nos passeios mais longos, um lanche.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação