Turismo

Caipiras do Sudeste: na região, destacam-se Belo Horizonte e São Paulo

Elas são tradicionais e fazem parte do folclore dos estados do Nordeste. Com o passar dos anos, tornaram-se habituais no Sudeste brasileiro. O ritmo animado do forró e a diversão inocente das quadrilhas contagiam a todos

postado em 11/06/2015 15:45

Os festejos de são-joão ultrapassaram as fronteiras do Nordeste brasileiro e conquistaram moradores das regiões Sul eSudeste. No período junino, as noites são verdadeiros arraiais, com grupos de danças típicas
As comemorações nos dias dos santos João, Pedro e Antônio são as mais importantes e se esparalharam por outras regiões do Brasil, onde a presença do povo nordestino é muito forte. Além de ultrapassarem as fronteiras geográficas, as festas avançaram nos meses de julho e até em agosto. Cincidem com o período de frio nos estados abaixo do Nordeste. O clima fica ideal para curtir fogueiras, chocolates quentes, quentões e comidas típicas.

[SAIBAMAIS]Quem não pode ir para cidades como Campina Grande (PB), Caruaru (PE) ou Mossoró (RN) ; onde ocorrem as maiores festas juninas do país ; consegue aproveitar o melhor dos arraiais em outras cidades como São Paulo e Belo Horizonte.

Na capital mineira, uma das maiores festas juninas do país é o Arraial de Belô. O evento, criado em 1979 pela prefeitura, reúne duas competições de quadrilha ; Concurso Municipal (com quadrilhas da cidade) e o Festival Estadual de Quadrilhas (com grupos de todo o estado). A partir da década de 1980, como um simples evento de forró, a festa a evoluiu sob a coordenação da Secretaria Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) deixando de ser apenas uma grande e tradicional comemoração para se tornar um processo pedagógico e de identidade cultural da cidade.

De acordo com a Belotur, quem for ao Arraial árticipará de um processo de valorização das raízes culturais mineiras com apresentações de agentes simbólicos da arte, cultura e tradições do estado. A cada ano ele ocorre em datas diferentes. Esta edição será entre 3 e 12 de julho. Além das datas, locais diferentes são escolhidos para abrigar o evento ; o de 2015 será na Via 240 e na Praça da Estação. A programação desse ano conta com Blitz Juninas ; realizadas em vários locais da cidade como forma de divulgar o Arraial de Belô.

Além da valorização da cultura mineira, o objetivo do Arraial , segundo a secretaria de turismo, é reafirmar a importância das tradições populares brasileiras, por meio das apresentações das quadrilhas, da gastronomia típica caipira e da música. Outro resgate feito pela festa, são as bandeirolas que a enfeitam. Mais que decorativas, as bandeiras mantêm uam tradição religiosa. Os três santos homenageados nas festas juninas ; São João, São Pedro e Santo Antônio ; têm suas imagens coladas nas alegorias e imersas em água, momento conhecido como a Lavagem dos Santos. Para os crédulos, quem se molha com a água respingada pelas bandeiras é purificado.

Por ser uma das maiores festas do gênero no Brasil, o Arraial de Belô deve atrair cerca de 70 mil pessoas na edição deste ano. Em 2014, mesmo com a Copa do Mundo, 45 mil espectadores passaram pelo evento. A Belotur, responsável pela organização, afirma que o público é formado por pessoas de todas as regiões de Belo Horizonte, de cidades mineiras e de outros estados.

Mineiros fazem a festa e atraem forrozeiros de vários estados
Se você estiver na maior cidade brasileira, o que não falta é opção de arraial para ir. Entre as diversas festas, o Turismo selecionou quatro opções, com entrada gratuita, ou valor baixo, para curtir o melhor da cultura nordestina com um toque paulistano.

São João de Nóis Tudim

Realizado no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), o são-joão apresentará diversas atrações, entre elas a dupla Caju e Castanha os grupos Bicho de Pé e Rastapé. Além dos shows, o público poderá aproveitar peças teatrais, festivais de quadrilhas, oficinas com aulas de dança de forró e apresentação de grupos folclóricos.

Para as crianças, haverá um parque de diversões, pau de sebo e jogos como dardos, argolas e pescaria. Na parte gastronômica, diversos restaurantes prepararão pratos típicos de todos os estados nordestinos. Respeitando a tradição dos festejos, nos dias de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29), serão celebradas missas em homenagem aos santos. Entrada livre.

Quermesse do Calvário
Considerada uma das festas juninas mais tradicionais da cidade, a quermesse apresenta tudo que um bom arraial deve ter, como correio elegante, quadrilha e brincadeiras e bingo. São cerca de 20 barracas de comidinhas típicas dessa época como quentão, milho verde e bolos, outras nem tanto, como fogaça, bolinho de bacalhau e yakissoba. Música sertaneja anima todas as noites da festa. Cada ingresso da festa, no valor de R$ 10, dá direito a uma cartela de bingo para concorrer a três sorteios por noite. O problema, é que no local, só aceita pagamentos em dinheiro.

Quermesse da Nossa Senhora de Lourdes
A festa já é tradicional no bairro da Lapa, zona Oeste paulista. Com entrada franca, os visitantes podem aproveitar diversas barracas de pratos típicos, como caldo verde, quentão, vinho quente, pipoca, pizza e espetinhos. Haverá também, jogos para as crianças e jovens, shows de bandas e apresentação de artistas regionais no palco do Salão Paroquial.

Quermesse do Santíssimo Sacramento
A festa da paróquia no bairro da Vila Mariana, zona Sul da cidade, terá, assim como nas outras, barracas com vários tipos de comida caipira. No entanto, para esse ano, a quermesse inova ao oferecer pratos internacionais, como hot-dogs, hambúrgueres, lasanha, nhoque, bolinho de bacalhau, entre outros. O arraial contará também com diversas brincadeiras, como argola, boca do palhaço, canaleta, pula-pula, piscina de bolinha e bingo. O diferencial da Quermesse do Santíssimo Sacramento fica pela quadrilha apresentada aos domingos, onde qualquer pessoa pode dançar. A entrada é gratuita.


70 MIL PESSOAS
Estimativa de público previsto para participar da edição deste ano do Arraial de Belô

Programe-se

São Paulo
São João de Nóis Tudim

; De 13 a 28 de junho
; Horário: sábados e domingos, a partir das 12h
; Local: Centro de Tradições Nordestinas (CTN)
; Endereço: Rua Jacofer, 615 ; bairro do Limão
; Entrada gratuita

Quermesse do Calvário

; Até 5 de julho
; Horário: sábados e domingos, das 17h30 às 23h30
; Local: Paróquia São Paulo da Cruz ; Igreja do Calvário
; Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 950 ; Pinheiros
; Entrada: R$ 10

Quermesse da Nossa Senhora de Lourdes
; Até 28 de junho
; Horário: sábados e domingos, a partir das 18h
; Local: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
; Endereço: Rua Brentano, 437 - Vila Hamburguesa
; Entrada gratuita

Quermesse do Santíssimo Sacramento
; De 13 a 28 junho
; Horário: sábados e domingos
; Local: Paróquia Santíssimo Sacramento
; Endereço: Rua Tutóia, 1125 ; Vila Mariana
; Entrada gratuita

Belo Horizonte
Arraial de Belô 2015

; Data: de 3 a 12 de julho
; Horário: sexta-feira das 18h às 2h; sábado das 15h às 2h e
domingo das 15h à 1h
; Local: Via 240 nos dias 3 a 5 e Praça da Estação nos dias 10 a 12
; Endereço: Av. Risoleta Neves - Providência e Av. dos Andradas, 201 - Centro.
; Entrada Gratuita

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação