Turismo

Entre a paçoca e o pequi, conheça o são-joão do estado de Goiás

A animação das festas também toma conta do Entorno e de cidades do interior de Goiás. Em Goiânia, o tradicional Arraiá do Cerrado começa em julho, no estacionamento do Estádio Serra Dourada, com atrações nacionais

postado em 11/06/2015 15:49

Em Planaltina de Goiás, as apresentações de quadrilhas animam moradores e convidados. Neste ano, cinco grupos de dançarinos profissionais farão parte da festa. São esperadas pelo menos 10 mil pessoas por noite
Todos sabem que a Região Nordeste é nacionalmente reconhecida pelas festas juninas. Mas não é preciso viajar para lá para curtir boas festanças. As cidades goianas que circundam o DF e outras um pouco mais no interior são boas opções para os entusiastas das festas de são-joões.

[SAIBAMAIS]Entre as festas mais badaladas está o Arraiá de Itumbiara, que fica a pouco mais de 400 quilômetros de Brasília. Neste ano, o evento será realizado na avenida Beira Rio ; cartão-postal da cidade ; e contará com a participação de grandes artistas do mundo sertanejo, como Cristiano Araújo, Israel Novaes, Guilherme e Santiago, Fred e Gustavo, entre outros.

Os visitantes ainda poderão se deliciar com as tradicionais receitas da região, como a Chica Doida, uma massa a base de milho com linguiça, jiló, queijo e pimenta. Além claro, de outros aperitivos disponíveis, como pamonha, caldos, porções e até mesmo pizza de cone. Os valores arrecadados nas barraquinhas serão revertidas para entidades filantrópicas locais. Com tantos atrativos, são esperadas cerca de 30 mil pessoas por noite entre os dias 23 e 28 de junho.

As tradicionais fogueiras aquecem o frio da noite e também são usadas para assar espigas de milho
A capital goiana é outro polo de grandes festividades. A principal é o Arraiá do Cerrado, que chega a sua quarta edição. Com o sucesso dos anos anteriores, o evento teve de ser realocado para um espaço maior e ocorrerá no estacionamento do estádio Serra Dourada, onde costumam ser realizados shows de grande porte. Durante os dias de festa, entre 8 e 12 de julho, atrações nacionais e regionais se alternarão no palco. No ano passado, o encerramento, com apresentação do cantor Zé Ramalho, contou com mais de 45 mil espectadores.

A cultura local não fica de fora. A cada noite, dois a três grupos tradicionais de quadrilha mostram seus talentos e animam os visitantes. A praça de alimentação contará com alimentos típicos tanto das festas de são-joão quanto da região goiana. Para as crianças, jogos, brinquedos e um parquinho serão motivos de alegria.

Duplas sertanejas, como Luiz Otávio e Daniel, que fizeram o show em 2014, vão animar o palco em Goiânia
Planaltina
Mais próxima a Brasília, Planaltina do Goiás também oferecerá diversão para os festeiros. Entre as atrações da 14; Festa de São João da cidade está a etapa da liga de quadrilhas, com a participação de cinco grupos de dançarinos profissionais. Na parte musical, artistas da região se alternarão, oferecendo ritmos variados da tradição junina. E para, completar, claro, será montada uma praça de alimentação com diversas opções de comidas típicas da estação. O evento será realizado na praça Jurandir Camilo, próximo ao fórum do município, entre os dias 25 e 28 de junho e são esperadas pelo menos 10 mil pessoas por noite.

Quem prefere um clima mais tranquilo pode optar pelas atrações dos hotéis e resorts da região, que também costumam oferecer programação especial no mês de junho. É o caso do hotel fazenda Paraíso dos Sonhos, em Corumbá de Goiás. A pouco mais de 100 quilômetros de Brasília, o estabelecimento oferece durante todo o mês festas com grupos de quadrilha, comidas e bebidas típicas aliadas ao clima tranquilo da fazenda. Os hóspedes ainda podem desfrutar da natureza abundante do local.

Programação

4; Arraiá do Cerrado
Local: estacionamento do Estádio Serra Dourada, Goiânia
Distância de Brasília: 200km
Atrações: Shows nacionais e regionais, apresentações de quadrilha, praça de alimentação com comidas típicas
Data: 8 a 12 de julho

Arraiá das Águas
Local: Avenida Beira Rio, Itumbiara
Distância de Brasília: 410km
Atrações: shows de música sertaneja e pratos típicos da região
Data: 23 a 28 de junho

14; Festa de São João
Local: Praça Jurandir Camilo, Planaltina.
Distância de Brasília: 60km
Atrações: shows regionais, etapa da liga de quadrilhas, barracas de comidas típicas
Data: 25 a 28 de junho

Festa Junina do Paraíso dos Sonhos

Local: Hotel Fazenda Paraíso dos Sonhos, Corumbá de Goiás
Distância de Brasília: 115km
Atrações: Música ao vivo, grupos de quadrilha e comidas típicas
Data: todo o mês de junho

Onde ficar

Goiânia
K Hotel

khotel.com.br
Av. Deputado Jamel Cecilio, 2550, Jardim Goiás
Telefone: (62) 3945-9090

Comfort Suits Flamboyant
www.atlanticahotels.com.br
Av. Deputado Jamel Cecílio, 3549, Jardim Goiás
Telefone: (62) 3574-9000

Oitis Hotel
www.oitishotel.com.br
Endereço: Rua Terezina 260, Setor Alto da Glória
Telefone: (62) 3238-2100

Castro;s Park Hotel

castrospark.com.br
Avenida República do Líbano 1520, Setor Oeste
Telefone: (62) 3096-2000

Itumbiara
Pousada Beira Rio
www.hotelbeirario.com.br
Rua Maranhão, 118, Bairro Nova Aurora
Telefone: (64) 3432-8200

Orion Hotel
www.orionhotel.com.br
Via Expressa Julio Borges de Souza , 3370, Bairro Nossa Senhora da Saúde
Telefone: (64) 3432-4400

Itumbiara Palace Hotel
tumbiarapalacehotel.com.br
Rua Minas Gerais, 111
Telefone: (64) 3431-8774

Corumbá de Goiás
Hotel Fazenda Paraíso dos Sonhos
www.paraisodossonhos.com.br
Rodovia BR-414, km 391
Telefone: (62) 3338-1999

Planaltina de Goiás
Novo Palace Hotel
QC 2 MC, S/N Lote 2F, Setor Norte
Telefone: (61) 3637-1022

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação