Viagem

E agora? Saiba o que fazer se a sua bagagem for extraviada

Site reúne dicas para ajudar o viajante que desembarca e não encontra a própria mala na esteira do aeroporto

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postado em 12/06/2015 09:00 / atualizado em 12/06/2015 10:26

 Gustavo Moreno/CB/D.A Press
Preocupado com o viajante que desembarca de um voo e tem a desagradável surpresa de não encontrar sua bagagem na esteira do aeroporto, o site Agarre.com resolveu reunir dicas sobre como proceder em casos como esse. Apesar de o número de malas extraviadas diminuir a cada ano (dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas mostram que, em 2014, a média foi de 7,3 malas perdidas para cada mil passageiros transportados), é importante saber como agir. A empresa de e-commerce do grupo espanhol Atrápalo, especializada em turismo e lazer urbano, divulga o passo-a-passo.

Passo 1

É fundamental procurar a companhia aérea e informar o ocorrido o mais rápido possível. Embora o viajante tenha o prazo de sete dias após o desembarque para registrar o extravio da bagagem, as chances de encontrá-la ou de conseguir uma indenização são maiores quando as companhias aéreas são contatadas imediatamente.

Passo 2
Feita a reclamação, a empresa fornecerá um documento para ser preenchido, o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). É válido contatar também a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para registrar sua queixa. Se quiser manter a reclamação documentada, envie também um e-mail relatando o ocorrido para o SAC da companhia aérea.

Passo 3
As companhias aéreas têm prazos específicos para garantir a devolução de bagagens extraviadas: 30 dias no caso de voos domésticos e, em voos internacionais, 21 dias a partir da data em que a solicitação foi feita pelo viajante. Se isso não acontecer, a empresa deve pagar um valor equivalente ao da mala perdida e os objetos que estavam dentro dela. De acordo com as normas, a indenização é de US$ 20 por quilo despachado. É possível ainda exigir uma quantia em dinheiro para eventuais despesas imediatas causadas pelo extravio da mala, como a compra de itens de cuidados pessoais. Quando encontrada, a bagagem é entregue no endereço indicado no documento preenchido no passo 2.

Outras dicas

Antes do embarque, tire fotos de sua bagagem aberta e fechada, para facilitar a descrição da mala e relatar os itens que estavam dentro dela;

Nunca deixe de colocar uma etiqueta com informações como nome, endereço completo e número de telefone tanto na parte externa quanto na parte interna da mala;

Caso o problema com a bagagem não seja o extravio, mas furto, além dos passos acima, é fundamental registrar um boletim de ocorrência com dados como o nome da companhia aérea e o número do voo.
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Daltro
Daltro - 12 de Junho às 21:48
Muito boas as dicas, parabéns.