Turismo

Desafio na água: kite e windsurfe para praticar no Nordeste brasileiro

Amantes de esportes aquáticos já se preparam para a temporada de competições nas praias nordestinas. Há opções em várias modalidades

Especial para o Correio
postado em 18/07/2015 10:00
Amantes de esportes aquáticos já se preparam para a temporada de competições nas praias nordestinas. Há opções em várias modalidades
Que tal praticar kite e windsurfe passando por praias desertas, rios, lagos e dunas no Nordeste do Brasil, mantendo um estreito contato com a natureza? A temporada 2015 do Surfin Sem Fim, um roteiro de aventura pelo mar que proporciona aos velejadores muita adrenalina com segurança, começa neste mês e segue até janeiro.

O primeiro roteiro, intitulado Classic, ocorre de 19 a 24 de julho entre Taíba e a praia do Preá, a 12km de Jericoacoara, no litoral do Ceará. São 300km de downwind, feito em quatro dias de velejo, com o acompanhamento de guias em terra e mar e equipamentos de segurança, como GPS e telefone via satélite. Em cada roteiro, há um atleta convidado ajudando o velejador a melhorar sua performance.

Na edição de julho, estará a atleta e apresentadora do canal Off Marcela Witt, que tem títulos nas categorias Open e Profissional de kitesurfe e wakeboard. O pré-requisito para participar do Surfin Sem Fim é ter experiência com kite. O velejador passa por um teste prévio para identificar seu nível. No início de cada dia, há um briefing profissional sobre como vai ser o roteiro, as belezas naturais que serão encontradas, as condições do tempo e os perigos.

O profissional realiza um briefing antes de cada percurso
Caso o participante não consiga terminar o percurso diário, há um carro dando apoio. Alimentos saudáveis são oferecidos em diversas paradas para repor as energias dos atletas participantes. O roteiro Classic, entre Taíba (CE) e Preá (CE), e o roteiro Delta, entre Preá (CE) e Atins (MA), têm preços a partir de R$ 6 mil por pessoa.

Já o Iron Man, que apresenta somente uma edição por ano e aceita apenas velejadores de alto nível no esporte, custa a partir de R$ 8,4 mil por pessoa. Em todos, estão incluídos hospedagem em hotéis charmosos com café da manhã, drinques de boas-vindas e jantar. Durante as travessias, há ainda: água, sanduíches e frutas, guias profissionais bilíngues de kite ou windsurfe, suporte na praia com veículos 4X4 e segurança com sistema GPS Spot. Mais informações e reservas pelo tel.: (11) 5561-1016 ou pelo site www.surfinsemfim.com.br.

O kitesurfe é uma das modalidades do evento: aventura
Fique atento às datas

Surfin Sem Fim 2015 com atletas participantes

Julho
19 a 24 - com Marcela Witt: (classic): Taíba (CE) ; Preá (CE)

Agosto
16 a 21 - com Guilly Brandão: (classic) ; Taíba (CE) ; Preá (CE)

23 a 28 - com Keahi de Aboitiz: (delta) ; Preá (CE) ; Atins (MA)

Setembro
20 a 25 - com Mila Ferreira: (classic) ; Taíba (CE) ; Preá (CE)

27/9 a 2/10 (delta) - Preá (CE) ; Atins (MA)

Outubro
4 a 9 - (classic) ; Taíba (CE) ; Preá (CE)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação