Turismo

Cada destino é um flash! Veja dicas para tirar fotos melhores nas viagens

Tirar fotos de qualidade é essencial para guardar boas recordações daquelas férias maravilhosas. O Turismo, com a ajuda de um especialista, separou dicas que irão lhe ajudar a fazer imagens melhores em viagens

postado em 30/07/2015 16:00
Fotografe com o pôr do sol: as luzes são mais quentes
Para não deixar apenas na memória aqueles cenários deslumbrantes da sua viagem, a melhor opção é fotografar. Tudo começa pela escolha do melhor equipamento, que pode ser tanto uma câmera profissional, quanto um smartphone ou aqueles dispositivos à prova d;água e de quedas. Em seguida, vêm os acessórios, como flash e lentes. Alguns elementos ainda contam para que a imagem fique perfeita, entre eles, a luz e o enquadramento. No entanto, o mais importante é o olhar do fotógrafo. Confira mais dicas do fotógrafo João Paulo Barbosa, ganhador do Prêmio National Geographic.

Câmera ideal
A câmera fotográfica é algo muito pessoal e deve ser escolhida com base na necessidade do usuário. ;Se você quiser expandir a fotografia, usar mais recursos, vai precisar de um equipamento melhor;, observa João Paulo. Ele diz que, para cada viagem, existe um tipo diferente de máquina. ;Em uma uma semana em Paris, você não vai precisar dos acessórios que levaria à Antártida. Quem vai decidir qual é a melhor câmera é o viajante.;

Cuidados com a luz

A boa luz vai variar do que o turista está fotografando. ;Fotografar no nascer do sol e no pôr do sol, que são luzes quentes, mais amarelas, é uma boa;, comenta. Em situações de baixa luminosidade, recomenda-se o uso do flash. Caso isso não seja possível, é importante colocar a câmera em modo manual e controlar a velocidade do obturador.

Enquadramento
Para um enquadramento de qualidade, tente deixar o horizonte reto e repare se nos lados da fotografia não existem objetos indesejados, como a mão de uma pessoa ou o galho de uma árvore. ;O enquadramento é, de certa forma, deixar as linhas da foto limpas;, explica João Barbosa.

Fuja dos clichês
Trabalhe com formas, explore ângulos novos, diferentes, não tenha medo de que uma foto fique estourada (com muita luz). Ande, conheça o local onde você vai bater a foto, procure uma perspectiva distinta, dê atenção aos detalhes. Observe as fotos dos outros turistas e tente ser o mais original possível, fuja dos clichês.

Outras dicas
O Cooperative of Photography (cooph.com) é uma comunidade on-line focada em compartilhar noções de fotografia.

Em uma das postagens mais recentes do site, o grupo reúne dicas de como melhorar o enquadramento das fotos, quais são os melhores ângulos e recursos necessários.

A primeira dica é amarrar suportes em seus equipamentos, evitando que eles caiam. Em seguida, é a sua vez de explorar ângulos diferentes, jogando sua câmera para cima ou prendendo-a em algum local.

Para ajudar, lembre-se que boa parte dos equipamentos podem ser controlados a distância por smartphones. Utilize essa função para buscar novos enquadramentos. Há ainda opção de comprar câmeras resistentes, como as GoPro, e tirar fotos de situações inusitadas.

A melhor dica do site, no entanto, é ter paciência para esperar pelo momento ideal de apertar o obturador.

Vale lembrar ainda a importância de fazer becape das fotografias em dispositivos diferentes, como pendrives e HDs, para não perder os arquivos.


Curso
Quer aprender mais sobre fotografia de viagem? O fotógrafo João Paulo Barbosa vai ministrar o curso Fotografia de Viagem ;Janelas para o Mundo;, especialmente criado para fotógrafos viajantes que desejam ampliar seus conhecimentos sobre a arte e a técnica de capturar imagens de lugares, pessoas e paisagens ao redor do mundo. As aulas ocorrem em agosto. Mais informações: joaofotobrasil@gmail.com.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação