Turismo

Joias espanholas: faça um passeio pelos povoados da Andaluzia em três dias

Depois de conhecer Jerez de la Frontera, seguir rota sem pressa é uma das maravilhas desta viagem pelo sul do país. Cada povoado tem uma história para contar. E perder-se pelas vielas e paisagens é o melhor do passeio

Carolina Cotta
postado em 05/08/2015 19:01

Depois de conhecer Jerez de la Frontera,  seguir rota sem pressa é uma das maravilhas desta viagem pelo sul do país. Cada povoado tem uma história para contar. E perder-se pelas vielas e paisagens é o melhor do passeio
Vejer de La Frontera também pode ser um bom ponto de partida para um passeio pelos Pueblos Blancos. A região faz parte da Costa de La Luz, no sudoeste da Andaluzia ; e é uma ótima pedida para curtir o verão espanhol. A praia mais próxima é Canos de Meca, um reduto hippie no passado que, hoje, preserva um litoral deserto. A 40 quilômetros está Bolonia, famosa por aqui depois da ;visitinha; de Cicarelli. Outra opção é seguir até Tarifa, paraíso dos surfistas e um dos pontos de travessia para Marrocos. De Vejer saem passeios de um dia para a cidade de Tanger, já no continente africano. Atravessar o Estreito de Gibraltar pode ser uma experiência a mais. O Turismo preparou um roteiro de três dias para essa viagem. Divirta-se.

Depois de conhecer Jerez de la Frontera,  seguir rota sem pressa é uma das maravilhas desta viagem pelo sul do país. Cada povoado tem uma história para contar. E perder-se pelas vielas e paisagens é o melhor do passeio

1; DIA

Pueblos Blancos


Não existe ;a; Rota dos Pueblos Blancos e sim dezenas de aldeias brancas ao redor de estradinhas escolhidas ao gosto do freguês. Cada um, portanto, traça seu trajeto ou se permite ;perder-se; pelos vilarejos. De Jerez de La Frontera (foto), a sugestão é seguir para Vejer de La Frontera, charmoso e romântico para passar a primeira noite. São apenas 72 quilômetros, então, na primavera-verão, quando anoitece só depois das 21h, dá para conhecer minimamente a cidade incrustada em uma colina. Vejer tem uma parte mais antiga e turística, aquela que parece ter parado no tempo, e é possível andar muito tempo sem cruzar com ninguém; e uma parte mais nova, onde mora a população local. Ambas são branquinhas. Escolha uma opção de hospedagem com os típicos terraços da Andaluzia. Não há nada de visitação ;obrigatória;. A vila, em si, é a atração.

Igreja
Ainda na cidade de Vejer de la Frontera, vale a visita À Igreja do Divino Salvador. Construída no século 16, apresenta tanto características árabes como dos períodos romântico e gótico em sua construção. Ela tem essa formas por ter sido construída no período em que os cristãos expulsaram os muçulmanos do território.

Depois de conhecer Jerez de la Frontera,  seguir rota sem pressa é uma das maravilhas desta viagem pelo sul do país. Cada povoado tem uma história para contar. E perder-se pelas vielas e paisagens é o melhor do passeio
2; DIA
De Vejer a Ronda

São 250km de Vejer a Ronda, que devem ser feitos sem pressa. A graça é ir parando nos povoados que mais chamarem sua atenção. Há de todo tipo: os com cara de vila grande (Arcos de La Frontera); ao pé da serra (Ubrique); no alto de colinas (Olvera); perdidos no meio do nada (Villaluenga del Rosario); e o mais curioso de todos, o pueblo blanco dentro da pedra: Setenil de las Bodegas. Parte desse roteiro está dentro do Parque Natural da Serra de Grazalema, reduto de ciclistas e escaladores. O terreno acidentado e o solo com jeitão de Lua são atração à parte.

Arcos de La Frontera, a 150km de Vejer, pode ser a primeira parada. No caminho até Ronda, será o maior dos pueblos. Estacione o carro o mais perto possível da cidade alta para ver a vista da região. Siga em direção a El Bosque, 28km à frente, para entrar de vez no parque natural. Mais 16km e estará em Ubrique.

De Ubrique a Zahara de la Sierra está a parte mais bonita do passeio: a estradinha é deserta e a sensação é de que um deslizamento de pedras pode ocorrer a qualquer momento. Mas o visual vale a aventura. O pueblo de Grazalema (foto à direita) é a melhor opção para o almoço.

[SAIBAMAIS]O pueblo seguinte é Zahara de la Sierra, mas o mais bonito dessa parte é a represa Zahara-El Gastor, costeada pela estradinha. Mais 45km e se chega a Olvera, com uma igreja e um castelo contrastando com o branco no alto da colina. O pueblo seguinte não tem uma vista tão marcante quanto os anteriores, mas dá uma certa apreensão andar pelas suas ruas estreitíssimas. Os nativos estão tão acostumados à dificuldade do turista de dirigir por ali que já vão sugerindo parar o carro no meio da rua mesmo para conseguir uma foto dessas casas-pedras. Mas é o fechamento perfeito para um dia por povoados tão distintos.

Dicas
Para almoçar em Grazalema, a recomendação são três restaurantes: o Gastrobar La Maroma, que fica na Calle de Santa Clara; a Meson los Alamillos, na Ctra Arcos-Ronda; e Mesón el Simancón, na Plaza Asomadero. Os três servem o melhor da comida espanhola.

Depois de conhecer Jerez de la Frontera,  seguir rota sem pressa é uma das maravilhas desta viagem pelo sul do país. Cada povoado tem uma história para contar. E perder-se pelas vielas e paisagens é o melhor do passeio
3; DIA
Para fotógrafos

O entardecer visto da ponte sobre o Rio Guadalevín é uma das cenas mais fotografadas da Espanha. O coreto, antes de atravessar a ponte, é uma reunião de tripés e objetivas milimetricamente posicionados para conseguir a foto perfeita. O pôr do sol já valeria a visita a Ronda, mas a cidade, já na província de Málaga, tem outros cartões-postais. O desfiladeiro é um deles. E ele precisa ser visto durante o dia, para se contemplar o relevo, e à noite, o efeito da iluminação noturna dá uma sensação maior da imensidão abaixo da ponte. Ronda tem ainda a mais antiga Plaza de Toros da Espanha (foto).

Diferentemente das visitas às plazas de Madri e Sevilha, ali é possível pisar no ;palco;. O tour também permite conferir o local onde os animais esperam para ficar cara a cara com os toureiros. Dali pra onde? Para passar mais dias na região, uma opção é Fuente de la Higuera. Há quem chame o local de Provence espanhola. Mas, para quem já vem de Sevilha, nada mais natural que fechar a viagem com outro clássico espanhol. Granada e seu impressionante Palácio de Alhambra estão a apenas 100 quilômetros dali. Com certeza, vale seguir em frente.

História
A Plaza de Toros da Espanha tem como uma de suas peculiaridades a forma ligeiramente ovalada. Os piso de pedra foi substituído por ladrilhos, em 1914, mas não foram removidos. A praça conta com um museu, no qual se pode conhecer a história das touradas, por meio de trajes, fotos e quadros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação