VIETNÃ

Ho Chi Minh, antiga capital do Vietnã do Sul, mistura moderno e tradicional

Pontos turísticos que guardam relíquias do passado do Vietnã do Sul contrastam com a vida agitada de Ho Chi Minh, que tem hoje cerca de 9 milhões de habitantes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/08/2015 19:00 / atualizado em 12/08/2015 19:04

Bertha Maakaroun

Hoang Dinh Nam/AFP - 19/11/13

Nas grandes cidades vietnamitas, como Ho Chi Minh e Hanói, o caos é comum, principalmente no trânsito. Por todos os lados, grupos de motos de vários tipos prevalecem sobre pedestres e carros. Cruzar a pé uma avenida movimentada em uma delas é uma aventura estressante para um ocidental... Mas não para os vietnamitas. Ao estilo da Teoria dos Jogos, eles se lançam à frente do trânsito sinalizando com as mãos. A cada passo na bagunça sincronizada, uma nova negociação com um novo motociclista. Com a proteção de Buda, lentamente o ilhado pedestre chega lá. Em geral, vivo. Ho Chi Minh e sua região metropolitana têm cerca de 9 milhões de habitantes.

Ali, a combinação entre o moderno e o tradicional do Vietnã, ou melhor, dos Vietnãs — dado que entre 1954 até a queda de Saigon, em 1975, eram países distintos — é pulsante. Em Ho Chi Minh, antiga capital do Vietnã do Sul, são imperdíveis as visitas ao antigo palácio do governo, atualmente denomina do Palácio da Reunificação; o Museu da Guerra; e o Pagode do Imperador de Jade, joia da arquitetura vietnamita do início do século passado, de forte inspiração chinesa. Valem ainda as visitas aos vários hotéis construídos pelos franceses, no período colonial, que foram preservados e restaurados, como o Rex, preferido pelos jornalistas de todo o mundo durante a Guerra, e o Majestic Saigon, com vista panorâmica do rio e do vaivém frenético das ruas e avenidas de Saigon.


Balança
O estudo da escolha de uma decisão se tornou popularmente conhecido no filme Uma mente brilhante, que conta a história do matemático norte-americano John Nash, morto este ano aos 86 anos. Ele se destacou por suas contribuições à Teoria dos Jogos, campo da ciência organizado em 1944 pelo matemático John von Neumann e pelo economista Oskar Morgenstern. O princípio inicial foi definido a partir de jogos onde os participantes faziam suas escolhas com base nas decisões dos adversários, ou seja, se um ganhava, o outro perdia. O trabalho de Nash mostrou que existe um ponto estável entre as opções na medida em que os adversários podem, em algum momento, fazer a mesma escolha. A pesquisa do matemático ficou conhecida como Equilíbrio de Nash.

Palácio da Reunificação
O prédio em estilo modernista é um dos poucos que restaram do Vietnã dos anos 1960. Ele é emblemático porque foi o marco de diversos momentos da vida do país. Está preservado da forma como foi encontrado no dia da queda de Saigon, em 30 de abril de 1975. O palácio foi transformado em um museu e em seu pátio estão os tanques do Vietnã do Norte que o invadiram no dia da reunificação do Norte e do Sul. O turista pode visitar os aposentos presidenciais, as salas de reunião, os salões para recepções e o bunker no subsolo, com toda a aparelhagem de comunicação usada durante os combates.
Wikimedia/Reprodução


Pagode do Imperador de Jade
Construído em 1909 em homenagem à suprema divindade taoísta, o pagode é, na verdade, uma fusão das mitologias budista, taoísta e confucionista, crenças predominantes no país à época. Entalhes nas enormes portas de madeira e o conjunto arquitetônico externo, no qual combinam uma fachada rósea com as telhas de cerâmica verde, são preciosidades do estilo vietnamita que ainda era parcialmente influenciado pelos padrões chineses da época.
Wikimedia/Reprodução

 

Museu da Guerra
Lá estão retratados, em fotografias, muitos dos horrores cometidos na Guerra do Vietnã. Algumas realmente chocantes, como o massacre de My Lai, e outros que não receberam destaque da mídia internacional. Uma sala é dedicada a descrever os efeitos da guerra química sobre as crianças e os bebês, filhos e netos de ex-combatentes e civis que habitavam, principalmente, a região de Cú Chi. Há também armamentos pesados usados pelas tropas americanas, como caças F-5, helicópteros, canhões de vários calibres e bombas expostos no pátio.

Wikimedia/Reprodução

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.