Turismo

Tradicional festa alemã, a Oktoberfest de Munique ocorrerá de 19/9 a 4/10

O público anual beira os 10 milhões de pessoas, capazes de consumir até 7 milhões de litros de cerveja

Carolina Cotta
postado em 13/08/2015 09:00

Milhares de amantes da bebida vão, todos os anos, à capital da Bavária. Muita diversão, chope, desfiles  e várias atrações
Ninguém enxerga a Oktoberfest como outra coisa senão uma festa da cerveja. Mas ela nasceu com um objetivo bem mais romântico: uma comemoração de casamento. E sem cerveja (), apesar de estarmos falando da Baviera, tradicional produtora de lúpulo. Segundo historiadores, em 12 de outubro de 1810, todos os súditos foram convidados para celebrar as bodas do rei Luis I e da princesa Teresa, da Saxônia-Hilburghausen. Os moradores de Munique se reuniram nos campos em frente à porta da cidade, o chamado Theresienwiese (Gramado de Teresa), para assistir a uma corrida de cavalos.

[SAIBAMAIS]Reuniu tanta gente que a corte decidiu repetir a festa no ano seguinte e acrescentou, na programação, uma feira agrícola. Depois vieram um carrossel, balanços, e diante de tanta diversão a duração da Oktoberfest foi ampliada e a data antecipada para os últimos dias de setembro, mais longos e mais quentes. Por isso a festa tem outubro no nome, apesar de começar mais cedo. E cerveja mesmo só começou a ser servida em 1918, mais de 100 anos depois da primeira edição.

Este ano, a Oktoberfest de Munique será realizada entre 19 de setembro e 4 de outubro. O público anual beira os 10 milhões de pessoas, capazes de consumir até 7 milhões de litros de cerveja. A Wiesn, como é chamada pelo público local, uma abreviação de Theresienwiese, é a maior festa típica do mundo. Tanta popularidade foi responsável por inspirar outras festas ao estilo Oktoberfest em diversos países, inclusive no Brasil. A de Blumenau, em Santa Catarina, é considerada a maior das Américas. A edição de 2015, a 32;, vai de 7 a 25 de outubro.

E terá novidades. Uma delas é o Eisenbahn Biergarten, novo pavilhão do Parque Vila Germânica com mais de quatro mil metros quadrados a mais para os oktoberfesteiros. O espaço terá dois pavimentos. No térreo, pontos de venda de alimentação e bebidas, sanitários e palco com camarins. O superior terá camarote e uma cozinha: um restaurante para 200 pessoas funcionará no local durante todo o ano. E por falar em comida, uma das atrações da festa, novos pratos serão incluídos, caso do peixe.

Desfiles
Mas a festa não se resume ao parque. Os Desfiles Oficiais da Oktoberfest, na Rua 15 de Novembro, são uma das maiores atrações e encantam pelos grupos folclóricos, de caça e tiro, a Realeza da Oktoberfest, além de brinquedos exóticos, bandas e fanfarras. Para os amantes da bebida mais popular do mundo, o destaque é o Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro. A disputa ocorre todas as noites, com exceção do primeiro e último dias. As inscrições são gratuitas: blumenauenses e turistas com mais de 18 anos podem participar.

A regra é clara: o concorrente que beber um metro de chope (600ml) em menos tempo, sem babar e tirar a tulipa da boca, vence a competição. São três vencedores por noite. No último dia é revelado o tomador de chope que fez o menor tempo em todos os dias de competição, na categoria masculino e feminino. Curiosidade: como o objetivo da brincadeira é premiar o mais rápido bebedor, o chope usado na competição é sem álcool, permitindo que até o motorista da vez participe da brincadeira. Não tem como não se divertir.

Para entrar no clima, use uma indumentária típica, um acessório marcante. Para os homens, basta um chapéu tipicamente germânico ou bermudas abaxo do joelho. As mulhers, mais vaidosas, podem abusar dos acessórios como tiara de flores, o tradicional avental usado pelas alemãs ; quatro dedos acima da barra do vestido. Mas não esqueça de escolher as cores verde, vermelha e amarela, além dos tecidos em xadrez.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação