Turismo

Pesquisa mostra que 85% dos brasilienses pretendem viajar pelo país

Índice é 10,2 pontos percentuais mais baixo do que ao registrado no levantamento de 2014

postado em 16/10/2015 12:00
A alta do dólar em relação ao real, somada à proximidade das olimpíadas e à visibilidade dos destinos nacionais - conquistada durante a Copa do Mundo 2014 -, são os três fatores que estimularam o brasiliense a buscar roteiros turísticos nas cidades brasileiras. De acordo com um levantamento mensal feito pelo ministério do Turismo, 85% dos brasilienses querem conhecer destinos nacionais. A região preferida pelos entrevistados em sete cidades é o Nordeste, com 39% das respostas.

São 7,4 pontos percentuais a mais do que a média nacional (77,6%). No entanto, o percentual de turistas que confirmaram viagens no período caiu 10,2 pontos percentuais. No mês de setembro (quando foi realizada a pesquisa), 31,1% dos entrevistados brasilienses disseram ter a intençãode viajar nos próximo s seis meses, ao contrário de 41,3% que responderam no ano passado.

A pesquisa também investigou o interesse dos brasilienses pela hospedagem em hotéis e pousadas. Entre os moradores da capital que desejam viajar nos próximos seis meses, 43% preferem ficar nesses locais. O avião é o meio de transporte favorito de 65% dos viajantes de Brasília.

;Neste momento desafiador da economia, o turismo é um dos segmentos que responde mais rápido com geração de emprego e renda para os brasileiros;, acredita o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação