TRADIÇÃO

Explosão de luzes e cores: conheça as celebrações de Natal pelo país

Quem pretende passar o feriado fora de Brasília tem muitas opções para encher os olhos e o coração. Diversas cidades investiram em programações especiais, que vão de shows musicais, desfiles e feiras natalinas a carnaval fora de época. Tudo de graça

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 02/12/2015 18:00 / atualizado em 02/12/2015 17:39

Prefeitura de Gramado/Divulgação

Natal é tempo de renovação, de encontro, de confraternização. Tempo também de viajar e curtir a data ao lado de pessoas queridas. Seja para visitar a família que mora em outro estado, seja para conhecer um novo destino, os fins de ano são sempre um bom motivo para colocar o pé na estrada, afinal, as férias de verão começam nesse período. E não faltam opções de festas públicas tradicionais que enchem os olhos dos visitantes. Gramado e Curitiba, por exemplo, atraem turistas o ano inteiro, mas, quando o Natal se aproxima, apostam em decorações temáticas que se transformam em um show à parte para turistas e moradores.

De um lado, a beleza das luzes de Natal. De outro, o potencial turístico de uma das mais tradicionais do ano. Não à toa muitas cidades preparam uma programação que vai além da decoração. Incluem shows musicais, desfiles, feiras natalinas e até mesmo carnaval fora de época, como no caso da cidade de Natal (RN).

Com o dólar nas alturas, as cidades brasileiras são as preferidas de 84% dos brasileiros que pretendem viajar nestas férias, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. O número representa  6,5 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano passado. Você é uma dessas pessoas que pretendem sair de Brasília no Natal e ainda não escolheu o destino? Ainda dá tempo. O Turismo selecionou sete cidades para visitar, em dezembro, das mais tradicionais às menos conhecidas. Nelas, a programação pode ser diferente, mas o encanto do Natal é o mesmo. Vale a pena conferir.

Cleiton Thiele/Divulgação

Gramado (RS)
Com 30 anos de tradição, o Natal Luz de Gramado atrai cerca de 2 milhões de turistas por ano, segundo os organizadores da festa. Durante o mês de dezembro, a agenda de eventos da cidade fica lotada: há cerca de 500 espetáculos musicais e teatrais, shows de mágica e desfiles para assistir. A preparação começa meses antes, quando lojas e ruas passam a ser enfeitadas. Isso acontece em meados de setembro, período de lançamento do Natal Luz. As apresentações continuam até 17 de janeiro. Este ano, a novidade fica no Mundo do Chocolate, parque temático de Gramado. Trata-se de uma árvore feita de chocolate amargo com 3,5 metros de altura. Essa atração demorou 65 horas para ficar pronta. Na produção, foi usada 1 tonelada de chocolate.

A casa do Papai Noel, a exposição de renas decoradas e a árvore cantante são algumas das atrações gratuitas. Nessa última, um coral de 38 vozes se apresenta ao lado de bailarinas de sapateado e jazz. Em 25 de dezembro, a atração principal é o Grande Desfile de Natal, que conta com a participação de mais de mil pessoas. O tema do desfile, este ano, é uma viagem no tempo a uma fase emocionante da vida: a infância. Para ter acesso à programação completa acesse www.natalluzdegramado.com.br.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.