TRADIÇÃO

Cuidadosamente decoradas, cidades de norte a sul se apresentam para o Natal

De norte a sul do país, as cidades estarão enfeitadas até o início de janeiro. No Rio, apesar de ter sido parcialmente destruída pela ventania, a árvore flutuante da Lagoa Rodrigo de Freitas será iluminada para o Natal

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 02/12/2015 18:01 / atualizado em 02/12/2015 17:40

Guto Costa/Divulgação - 26/4/14

Rio de Janeiro (RJ)
Há duas décadas, a árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas é uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro, depois do carnaval e do réveillon. Até este ano, a árvore foi montada para ter 85 metros de altura. Era, inclusive, considerada pelo Guiness  (livro dos recordes) a maior árvore de Natal flutuante do mundo. Após uma forte rajada de vento, em 20 de novembro, que destruiu parte da estrutura, terá apenas 53m. O tema do espetáculo de luzes de 2015 é a renovação da vida. As imagens formadas pelas pequenas lâmpadas vão mostrar gotas de chuvas, plantas, flores e o mapa-múndi.

A árvore é montada em cima de uma balsa, inicialmente no centro da lagoa, mas se desloca durante o período de exibição, seguindo um cronograma predeterminado. A decoração ficará em três pontos (nas proximidades do Parque do Cantagalo, perto da Curva do Calombo e do Parque dos Patins) e permanecerá montada até o fim da primeira semana de janeiro.

Prefeitura Municipal de Guararema/Divulgação

Guararema (SP)
A cidade do interior paulista será decorada de forma sustentável, com cerca de 700 mil garrafas de politereftalato de etileno, mais conhecido como PET. Geralmente, esse material é usado na fabricação de embalagens de refrigerante, por exemplo. Desde 2009, já foram reutilizadas cerca de 5 milhões unidades, coletadas pela população. Alunos de escolas públicas também participam da mobilização. Ao todo, nove pontos turísticos serão enfeitados, além dos prédios públicos e algumas ruas da área central.

De acordo com a prefeitura municipal, o evento Guararema Cidade Natal é um projeto ambiental, sustentável, educacional e social.  A previsão é que 500 mil pessoas visitem a cidade durante as festas de fim do ano. Em 2015, o evento traz novidades. A passarela Cassemiro Lemes da Silva, sobre o Rio Paraíba do Sul, terá ornamentação especial. A construção liga o centro de Guararema ao bairro Itaoca, um dos cartões-postais da cidade. A decoração vai embelezar a cidade até 5 de janeiro. A cidade fica a aproximadamente 80km de São Paulo.

Nuno Guimarães/Frame/Estadão Conteúdo

Natal (RN)
A cidade que leva o nome de uma das principais festas do ano comemora, em 25 de dezembro, 416 anos de fundação. Festivais de música, literatura, audiovisual, dança, teatro, artes plásticas, gastronomia e artesanato já começaram a movimentar a capital potiguar desde o início de novembro. Repleta de luzes e cores, Natal será iluminada por uma árvore gigante de 108 metros de altura, que poderá ser vista no bairro de Mirassol e em vários pontos da cidade. Em volta da árvore, o espetáculo fica por conta de uma fonte luminosa.

O Natal na cidade é agitado. A programação inclui até o Carnatal (carnaval fora de época) no primeiro fim de semana de dezembro. Shows musicais ocorrem entre 17 e 28 do mês e prometem atrair multidões de turistas e moradores. A comemoração só termina com o encerramento do ciclo natalino, em 6 de janeiro, Dia dos Reis Magos.

 

HSBC/Divulgação

Curitiba (PR)

Este ano, o Natal de Curitiba conta com uma nova atração musical, o Concerto de Natal Opera Orchestra Curytiba, de 19 a 22 de dezembro, na Ópera de Arame. O público poderá ouvir famosas óperas mundiais e valsas do compositor austríaco Johann Strauss. Mais de 40 eventos natalinos vão agitar a cidade. Entre os destaques, está a Caminhatta de Natal, na Rua XV de Novembro. O Coral do Palácio Avenida também aposta em musicalidade e faz sucesso. As apresentações ocorrem há 25 anos. Com vozes de adultos e crianças, e uma ornamentação impressionante de cores e luzes, o palácio se tornou um dos cartões-postais da cidade.

Outro lugar que se transforma é o Paço da Liberdade. O Natal no Paço é um evento muito conhecido e tem como cenário uma construção tombada como patrimônio. Este ano, o clássico Pinóquio promete divertir o público com dança, música ao vivo, números circenses, teatro e o Papai Noel — os elementos do espetáculo vão interagir com imagens tridimensionais projetadas na fachada do edifício. Mais informações no site www.natalcuritiba.com.br.

Jefferson Pancieri/SPTuris - 6/12/11

São Paulo (SP)

A Árvore do Parque do Ibirapuera é uma atração que, por si só, já faz valer uma caminhada noturna pelo lugar. Localizada na Praça Aldo Chioratto, em frente ao parque, a atração foi inaugurada, este ano, em tamanho menor, com 35 metros de altura. No ano passado, tinha 54 metros. A capital paulista receberá, também, as “Caravanas Iluminadas”, carretas temáticas que circulam por diferentes áreas com destino ao Ibirapuera. Ao todo, 2 mil árvores em ruas e avenidas serão iluminadas na cidade. Outras, com motivos semelhantes, porém com altura média de 5 metros, vão enfeitar as praças paulistanas.

O Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, será palco de uma atração nada modesta: um Papai Noel de oito metros de altura, montado em uma bicicleta. Ao lado dele, uma Mamãe Noel do mesmo tamanho. O Parque Trianon, próximo à Avenida Paulista, vai ostentar uma versão inflável e maior do personagem mais tradicional do Natal. Acompanhada de 80 árvores decoradas, vai medir 15m. Na Vila Madalena,  a decoração será feita de forma colaborativa, com artesanato e grafite. Artistas vão pintar 200 postes do bairro. O restante da decoração vem em garrafas PET.

Lucia Sebe/Secom MG - 6/12/10

Belo Horizonte (MG)
Em dezembro, a capital mineira é invadida pelo clima do Natal, e a ornamentação temática transforma a cidade. O principal “ponto de luz” desta época é a Praça da Liberdade, localizada na região centro-sul de Belo Horizonte. A praça é cartão-postal de Belo Horizonte, estará repleta de enfeites e luzes que remetem às tradições mineiras. O Natal na Praça da Liberdade é tradicional entre os belo-horizontinos, mas também atrai turistas de outras partes do Brasil. Ela já começou a ganhar suas primeiras lâmpadas decorativas, mas ainda não há data confirmada para o lançamento das luzes.

Além da Praça da Liberdade, mais locais se transformam. As árvores da Avenida Barbacena e a sede da Companhia Energética de Minas Gerais, no bairro Santo Agostinho, ficam de cara nova neste período, enfeitadas a caráter. Para decorar a cidade em 2014, mais de 1 milhão de microlâmpadas foram utilizadas em três cores (branca, vermelha e verde), além de 700 adornos de estrelas e bolas. Tradicionalmente, a decoração é mantida até 6 de janeiro, quando se comemora o Dia dos Reis Magos. (Com informações de Rafaella Panceri)

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.