Turismo

Peça sua cara-metade em casamento nos lugares mais românticos do mundo

Vai levar as alianças para viajar? Pelos quatro cantos do mundo, existem cenários que inspiram casais na hora do "sim". Os destinos mais badalados atendem a diversos bolsos e estilos, dos mais tradicionais aos aventureiros

postado em 03/12/2015 08:30

Parque del Amor, com a escultura
A química Raísa Lacerda, 26 anos, viajou para Nova York em 2013 com o então namorado, o engenheiro Pedro Brito, 26. No penúltimo dia do passeio, os dois foram a Chinatown e fizeram compras pela cidade, como é comum em qualquer roteiro turístico na Big Apple. Ao entardecer, subiram ao topo do icônico Empire State Building. ;Fazia frio e eu estava cansada e toda desarrumada, pensando em ir embora, quando, de repente, ouvi as sacolas do Pedro, que estava atrás de mim, caírem no chão. Eu me virei já prevendo que as minhas maquiagens, que estavam com ele, tinham quebrado. Quando olhei para baixo, vi que ele segurava uma caixinha com um anel dentro;, lembra. Raísa não imaginava que seria pedida em casamento naquela viagem, muito menos no topo de um dos arranha-céus mais altos da cidade (com 102 andares), cenário utilizado por muitos outros casais, de turistas a celebridades, na vida real e no cinema.

Mas Pedro tinha tudo planejado e escolheu um local que imaginou ser inesquecível para fazer a proposta. ;Fiquei muito nervosa. Um outro brasileiro que estava por ali, gritou: ;Se você não aceitar, eu aceito;. Eu disse sim e todo mundo bateu palmas;, conta a química, que se casou no ano passado e tem um filho de três meses com o marido.

Pedro surpreendeu Raísa ao pedi-la em casamento do alto do Empire State Building, em Nova York

Além do Empire State, vários outros locais pelo planeta transbordam romantismo e podem ser o cenário perfeito para pedir a mão do amado ou da amada. O Turismo selecionou alguns deles, para vários perfis de casais viajantes. Escolha o seu favorito e boa sorte!

Além de Machu Picchu
Na capital do Peru, Lima, há um local que convida os casais ao romantismo ; e passa longe das ruínas incas. É o Parque del Amor, que fica no bairro turístico de Miraflores, com vista para o mar do Pacífico ; um dos melhores lugares da cidade para ver o pôr do sol. Além de belos jardins floridos e da arquitetura, que lembra o Parc Güell de Gaudí, em Barcelona, há uma escultura do artista Victor Delfín no centro chamada El Beso, que, como o nome sugere, mostra um casal se beijando. Uma inspiração.

Vai levar as alianças para viajar? Pelos quatro cantos do mundo, existem cenários que inspiram casais na hora do

Nas alturas
Um dos mais importantes cartões-postais de Londres é a roda-gigante London Eye, com 135 metros de altura. Lá, é possível alugar uma cápsula privativa por 360 libras. Além da vista e da privacidade, estão incluídos uma garrafa de espumante Pommery Brut Royal e trufas de chocolate. Se você preferir a Ásia, em vez da Europa, outra opção muito parecida é Singapore Flyer, a maior roda- gigante do mundo, com 30 metros a mais que a concorrente londrina. Também é permitido reservar uma cabine privada, onde você pode contratar, inclusive, o jantar. A rotação completa dura 30 minutos e a vista de Cingapura é deslumbrante.

Vai levar as alianças para viajar? Pelos quatro cantos do mundo, existem cenários que inspiram casais na hora do

De balão
Para os casais que gostam de aliar beleza ao inusitado, a Capadócia é o paraíso. Durante um passeio de balão, com a bela planície da Turquia ao fundo e outras dezenas de balões coloridos pelo céu, há quem ouse fazer uma proposta de casamento diferente ; e que, com certeza, rende muitas fotos maravilhosas. Em terra, comemore em algum restaurante do gracioso vilarejo de Urgup.

Vai levar as alianças para viajar? Pelos quatro cantos do mundo, existem cenários que inspiram casais na hora do

Na cidade-luz

Paris sempre foi conhecida como uma cidade que transpira amor por todos os lados. E locais para pedir a mão de alguém não faltam. Um deles é o Jardim de Luxemburgo, fonte de inspiração de diversos escritores, como Balzac e Baudelaire. Na Fonte Medici, há a estátua de Acis e Galatea, um casal de jovens amantes, que ajuda a dar o clima de romance. Outro ponto interessante da capital francesa é o Hôtel de Ville. Na década de 1920, o fotógrafo Robert Doisneau captou o beijo de um casal em frente à construção, foto publicada na Revista Life, rendeu prêmios e é uma das mais famosas do mundo até hoje, inspirando diversos casais. Além disso, há a clássica Torre Eiffel. É, de fato, um clichê pedir a mão de alguém em cima dos 324 metros de construção. Entretanto, todo clichê tem sua razão de existir e, com uma vista magnífica da cidade, dá para entender facilmente o porquê. Se você quiser seguir esses passos de uma maneira mais sofisticada e acompanhado de um bom vinho, vá ao restaurante Le Jules Verne, que fica no topo da torre. Outro restaurante romântico conceituado na cidade é o Le Cristal Room Baccarat.

O mais famoso
Considerado por muitos como o melhor lugar do mundo para pedir alguém em casamento, o The River Café coleciona histórias românticas em Nova York. Não é difícil ir até lá em um dia qualquer e ver uma pessoa se ajoelhar no salão, segurando uma aliança. Ele fica na região do Brooklyn e conta com uma culinária refinada. As paredes de vidro de frente para o rio deixam o ambiente muito agradável e descolado, especialmente à noite, quando as luzes da cidade se refletem na água.

À italiana
No quesito romance, duas cidades da Itália se destacam. A mais óbvia é, certamente, Veneza, um dos destinos de lua de mel mais buscados no mundo. Os passeios de gôndola pelos canais oferecem o cenário perfeito para pedir alguém em casamento, especialmente se você estiver passando por baixo da Ponte dos Suspiros, que, segundo a lenda, garante amor eterno aos casais que se beijarem ali. Basta escolher bem o horário, para não esbarrar com outras dezenas de turistas barulhentos ; uma boa dica para quem não quiser correr esse risco é ir a Bruges, na Bélgica, que também conta com diversos canais, paisagens com edifícios clássicos, e é conhecida como a ;Veneza do Norte;. Mas se você gosta de literatura ; com uma pitada de tragédia ;, opte por Verona, cenário da trama de Romeu e Julieta, do dramaturgo britânico William Shakespeare. Na cidade, há uma famosa sacada que era usada pelo casal (que ainda levanta dúvidas se existiu apenas na ficção) para namorar. Muita gente deixa cartas de amor coladas na parede da construção.

Vai levar as alianças para viajar? Pelos quatro cantos do mundo, existem cenários que inspiram casais na hora do
Cadeados do amor
Neste ano, milhares de cadeados foram retirados da Pont des Arts, em Paris, por colocarem em risco a estrutura do século 19. Casais de todo o mundo costumavam passar por ali para trancar o seu objeto na ponte e jogar a chave, como símbolo de amor eterno. A boa notícia é que várias outras cidades do mundo também cultivam a tradição. Uma delas é Moscou, na Rússia. Na Ponte Luzhkov e na margem do Rio Moscou, há esculturas de metal em forma de árvores abarrotadas de cadeados. Outros locais usados para o mesmo fim são: a Ponte Carlos, em Praga; a Ponte de Willanow, em Varsóvia (que tem formato de coração); o terraço do N Seul Tower, em Seul; o poço do Huerto de Calixto e Malibea, em Salamanca (Espanha); a Ponte Hohenzollernbrücke, em Colônia (Alemanha), e o Monte Huang, em Huangshan, China, para os mais aventureiros.

Ao ar livre
Se você vai viajar para Nova York, que tal um piquenique no Central Park para pedir seu amor em casamento? Há um gramado gigantesco no parque, considerado um refúgio em meio aos arranha-céus de Manhattam, onde moradores e turistas levam lanches e toalhas para relaxar. Para deixar o cenário ainda mais ideal ao momento romântico, há uma empresa chamada Perfect Picnic NYC, que prepara o passeio de forma personalizada. Quem preferir visitar o Canadá nas férias (onde, vale lembrar, o câmbio é mais vantajoso que o dos Estados Unidos), vá ao Queen Elizabeth Park ou ao Lighthouse, em Vancouver, outros dois magníficos parques. Dica: confira a previsão do tempo antes e não corra o risco de ser surpreendido pela chuva.

Vai levar as alianças para viajar? Pelos quatro cantos do mundo, existem cenários que inspiram casais na hora do
Taj Mahal
O monumento foi construído na cidade de Agra, na Índia, no século 17, em homenagem à esposa favorita do imperador mongol Shah Jahan. Por causa disso, a construção foi considerada uma grande (e cara) prova de amor, levando muitos casais até o local, seja para fazer o pedido de casamento ou durante a lua de mel. Para quem gosta do estilo da arquitetura, mas prefere evitar a multidão de turistas, uma boa alternativa é o jardim persa Ram Bagh, a menos de 5km do Taj Mahal. Terraços e cascatas compõem o ambiente paradisíaco onde, segundo a lenda, o imperador Akbar teria pedido a terceira esposa, que cuidava do jardim, em casamento.

Vai levar as alianças para viajar? Pelos quatro cantos do mundo, existem cenários que inspiram casais na hora do
Selva de pedra
Para casais modernos que gostam de sofisticação, sem perder o charme, é fácil encontrar amor no restaurante Skye, no topo do hotel Unique, no bairro Jardim Paulista. A vista privilegiada para o Parque Ibirapuera, além dos arranha-céus da capital, se junta à piscina avermelhada para deixar a paixão no ar.

Fuja para as montanhas
Para os casais que gostam de silêncio, belas paisagens naturais e uma pitada de aventura, há lugares que, literalmente, tiram o fôlego, ainda mais acompanhados de um pedido de matrimônio. A Table Mountain, na Cidade do Cabo (África do Sul), tem mil metros e uma vista linda para o Atlântico. Na Irlanda, a dica vai para os Acantilados de Moher, com falésias gigantes, também de frente para o mar. Aos apaixonados por neve, é difícil achar algo mais romântico que os Alpes Suíços. Nesse caso, a comemoração envolve, com certeza, uma certa habilidade no esqui.

Submersos
Fernando de Noronha um dos destinos mais almejados e exclusivos do Brasil, é um paraíso. A Praia do Sancho, considerada cartão-postal, é constantemente eleita como uma das mais belas do mundo. Qualquer lugar da ilha pernambucana é perfeito para pedir alguém em matrimônio. Mas se você quiser algo diferente, que tal fazer o pedido embaixo d;água? A dica é a praia da Conceição, com água cristalina e ótima para mergulho. Algumas agências preparam tudo para que o cliente tenha o momento perfeito em meio aos peixes e corais.

Vai levar as alianças para viajar? Pelos quatro cantos do mundo, existem cenários que inspiram casais na hora do
Las Vegas não é só balada
Se luxo e extravagância fazem parte da sua ideia de romance, vá à ;Cidade do Pecado;. Além de festas e cassinos, Vegas tem muitos espetáculos inclusive na rua (destaque para as fontes dançantes do Bellagio), hotéis luxuosos, como o Venetian, e excelentes restaurantes ; chefs famosos têm negócios por lá, como Buddy Valastro, do programa de TV Cake Boss. Você pode se casar em Vegas. Basta apresentar os passaportes em alguma das capelas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação