Turismo

Cultive o alto-astral em Jericoacoara, uma das praias mais belas do mundo

A natureza conspira para o bem-estar do turista. Lindas paisagens, praias, falésias e calor. O acolher nordestino e a temperatura aquecem o coração e chamam para voltar

Valquiria Lopes/Estado de Minas
postado em 09/12/2015 19:31

Para quem gosta de se aventurar por locais com grandes extensões de areia que podem ser explorados a pé
Fortaleza tem brisa suave e mar de águas limpas, e a média de 27;C de temperatura garante diversão de segunda a segunda. No litoral oeste, o visitante se depara com o esplendor de Jericoacoara, uma das praias mais bonitas do mundo, classificada como Área de Proteção Ambiental desde 1984, a aproximadamente 330 quilômetros da capital. Pelo dia, a dica é percorrer os 56 quilômetros que separam Jeri de Camocim, admirando a paisagem deslumbrante e paradisíaca.

[SAIBAMAIS]Contemplar o pôr do sol em cima da duna e visitar a Pedra Furada são experiências inesquecíveis. Jeri ainda oferece uma noite cheia de diversão, com seus traços singulares: charmosos bares e restaurantes com uma rica culinária. A Rua do Forró é endereço certo para quem gosta de agitação.

Na vizinhança de Jeri, estão outros lugares especiais: a praia de Lagoinha, Flecheiras e Mundaú, com suas areias brancas e belos coqueirais. A primeira traz história em suas areias. O lugar foi o antigo porto de piratas franceses e carrega a lenda de ter tesouros enterrados em suas dunas, o que dá um charme a mais ao passeio. A Praia da Lagoinha é hoje uma tranquila vila de pescadores com 15 quilômetros de extensão de areias firmes e uma paisagem natural de indiscutível beleza, com coqueirais que indicam o caminho para o mar. O lugar é ainda ponto para passeios de bugue, com vista panorâmica das dunas, e escuna na Lagoa das Almécegas; e de caminhão pau de arara com guias que ajudam a conhecer as maravilhas da região.


O mar é sempre convidativo para a prática de esportes ou passeios em barcos


Informações sobre roteiros e valores podem ser checadas com a Associação de Bugueiros de Paraipaba. Partindo rumo ao litoral leste, é a vez de a lendária Praia de Canoa Quebrada surpreender turistas com sua magnitude. Famosa por suas falésias altas, verdadeiros mirantes naturais, atrai visitantes do mundo inteiro, que buscam paz e tranquilidade nos banhos de mar na enseada protegida por arrecifes. O artesanato das lojinhas, com suas belas obras de arte, também merece ser apreciado. Aproveite para conhecer as belezas de lugares próximos, como a Praia das Fontes e a Praia da Redonda, e passear de bugue, serviço que faz sucesso na região. Mas poupe energia, porque, na noite de Canoa, sons e culturas se reúnem para celebrar a vida.

Ainda nessa faixa litorânea do estado está Morro Branco, a 85 quilômetros de Fortaleza, no município de Beberibe. Cenário de vários filmes e novelas, o lugar combina, perfeitamente, o rústico e a sofisticação, e é muito conhecido por seus trabalhos artesanais feitos por nativos ; as famosas garrafinhas de vidro com desenhos feitos com areias coloridas. Além de envolver moradores da região, a atividade atrai turistas, que são levados por guias locais para conhecer os labirintos entre dunas e falésias de onde as diversas tonalidades de areia são retiradas para o artesanato.


;...E o sol iluminando os corações.
E o verde do teu mar que me seduz.
A tua maravilha encanta, eu posso me orgulhar...;
(Fagner, em Ceará terra luz)

A natureza conspira para o bem-estar do turista. Lindas paisagens, praias, falésias e calor. O acolher nordestino e a temperatura aquecem o coração e chamam para voltar

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação