Adrenalina em família: Beach Park inaugura nova atração, o Vaikuntudo

O toboágua com a forma de um tornado, é a novidade do parque a 16km de Fortaleza. Gigante e divertido, é a aposta para ampliar as visitas ao durante o verão

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/12/2015 20:00 / atualizado em 28/12/2015 13:57

Rafaella Panceri - Especial para o Correio , Especial para o Correio

 

Divulgação/Beach Park
 

Adrenalina — esse é o hormônio que toma conta do corpo de uma pessoa que desliza em um toboágua. Dependendo do trajeto, a velocidade pode atingir incríveis 100km/h. Essa jornada de emoções dura segundos e, para quem tem coragem, pode ser feita de lugares bastante altos. No verão, muita gente visita parques aquáticos e o Beach Park, a 16km de Fortaleza (CE), é um desses destinos. São quase 1 milhão de visitantes ao ano por causa de atrações como o Insano, toboágua com altura equivalente a um prédio de 14 andares.


Neste verão, o “gigante” de Porto das Dunas ganha companhia. O toboágua Vaikuntudo foi inaugurado este mês com muita festa. A comemoração tem razão de ser: de acordo com o diretor-geral do Beach Park, Murilo Pascoal, o faturamento esperado para 2016 é 10% maior que o deste ano. Com investimentos de R$ 15 milhões, a atração tem como público-alvo as famílias. “É muito mais legal quando você desce em grupo do que quando você tem a experiência sozinho. Se você divide essa experiência com a família, ela é mais forte ainda”, garante.


O Vaikuntudo é menor que o Insano, tem 23,5m de altura (o equivalente a um prédio de oito andares), mas bate recordes: é o maior do planeta na categoria tornado. Ele se destaca pelo funil gigantesco, posicionado a mais de 20 metros do chão. Quem passa pelo parque ou por uma via próxima consegue ver a estrutura colorida e assistir à experiência dos visitantes.
A aventura começa assim: depois de subir as escadas, basta deixar a mágica acontecer. Quatro pessoas se posicionam em uma mesma boia e deslizam pelo toboágua. O percurso tem duração de 40 segundos e os tripulantes podem atingir a velocidade média de 43km/h. Mais ou menos na metade do trajeto, a boia vai parar no funil e, em seguida, em um tubo com 240 metros de extensão. Ao final, é só relaxar e aproveitar a piscina!

 

Radical, porém seguro

Divulgação/Beach Park
 

Nos 200m² de área ocupada pelo Beach Park, os salva-vidas estão por toda parte — isso pode ajudar os mais medrosos a encarar o medo da altura e da descida. Os profissionais são treinados e certificados pela Jeff Ellis & Associates, que emite certificados internacionais de salva-vidas de acordo com Programa Integral de Gestão de Risco Aquático (PIGRA). “Os brinquedos são muito bem projetados. A gente tem uma segurança aquática e a levamos muito a sério”, afirma Murilo Pascoal, diretor-geral do parque.


Quem assina o desenvolvimento do Vaikuntudo é a empresa ProSlide Technology Inc., líder mundial em atrações para o setor há 30 anos. A empresa canadense segue normas baseadas em aerodinâmica e no fluxo de água, explica Nik Paas, vice-presidente. Ele destaca que, para fazer os melhores toboáguas do mundo, é necessário uma mistura perfeita de velocidades (rápida e lenta) e ângulos (mais abertos e mais fechados) para as rampas. “No caso do Vaikuntudo, a velocidade tem de ser lenta o bastante para que a boia não vá alto demais dentro do funil, mas rápida o suficiente para assustar os visitantes”, diz Nik.

 

Divulgação/Beach Park

Os toboáguas da categoria tornado utilizam uma tecnologia patenteada na parte do funil conhecida como “raio de redução”. Isso significa que o funil é projetado cuidadosamente para ser mais estreito e proporcionar uma trajetória perfeita. O tornado ganhou o IAAPA Impact Award de 2003, prêmio dado à atração de maior impacto na indústria de diversões. A ProSlide também fornece brinquedos para o Walt Disney World e é referência mundial no segmento.
Nomes com sotaque

O Beach Park tem mais de 18 atrações com nomes que traduzem alegria. Além de divertidos, eles têm muita história para contar. O nome Vaikuntudo foi dado por uma agência de branding (que cuida da construção e do fortalecimento da marca), inspirado na história dos nomes do Beach Park. “Um dos sócios adora dar os nomes. Ele criou o Insano, o Ramubrincá, Arrepius. A agência cria, mas ele tem que aprovar”. A grafia, inspirada na pronúncia das palavras pelos nordestinos, faz sucesso.

 

Divulgação/Beach Park

O Ramubrincá, por exemplo, é um complexo com sete toboáguas, de nível moderado. Nas pistas de boia, os visitantes podem descer em dupla ou sozinhos. Nas individuais, a aventura é pessoal e intransferível. Outro complexo, dessa vez com quatro atrações, é o Arrepius. Nele, os nomes se destacam: Arre Égua, Arre Ema, Arretado e Arredoidus. Neste último, os visitantes ficam em pé dentro de uma cápsula. Quando menos esperam, ficam sem chão, pois a estrutura do brinquedo se abre para lançá-los em um tubo em  alta velocidade e fortes emoções.


Entre os brinquedos feitos para a família e principalmente para crianças abaixo de 10 anos, está o Tchibum, com 25 metros de comprimento e 4,5m de altura. A velocidade atingida é razoável: cerca de 12,8km/h. A criação do toboágua tem inspiração em Atlantis, a cidade perdida. De lá, ninfas e fadas desciam pelo rio Yapo até chegar ao mar de Afrodite para ficarem mais belas com um bom mergulho.


Saindo de um passeio calmo por águas encantadas, que tal encarar algo mais ousado? Entre as atrações mais radicais do parque está o Kalafrio, rampa com 11 metros de altura onde o ângulo de decida chega perto de 90º. Os visitantes descem em boias duplas e deslizam pela rampa em alta velocidade. Não se assuste com os gritos e prepare o coração.

 

Mais diversão

 

Moréia Negra

Raimundo Paccó/CB/D. A Press

Altura: 11,2 metros
Velocidade: 13km/h
Cheio de curvas e completamente escuro, o toboágua
leva o visitante à velocidade de até 13km/h e tem
67m de comprimento.

Hupa & Hopa

Divulgação/Beach Park

Altura: 7,5 metros
Velocidade: 20km/h
As pistas começam no escuro e são impulsionadas por um tipo de descarga. Tudo acaba em uma piscina com mais de 2 metros de profundidade.


Insano

Divulgação/Beach Park

Altura: 41 metros
Velocidade: 105km/h
Depois de subir as escadas, prepare-se para uma vista incrível. Aproveite e tome coragem. Descer nesse toboágua é pura insanidade.

 

A repórter viajou a convite do Beach Park 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.