CAIA NA FOLIA

Diversão logo ali: as festas de carnaval em cidades ao redor da capital

Em Goiás e até no interior da Bahia, regiões a menos de mil quilômetros de Brasília são boa opção para o carnaval. Aproveite a festa e depois relaxe, em contato com a natureza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 15/01/2016 09:00 / atualizado em 14/01/2016 16:07

Bruno Peres/CB/D.A Press
 

O ziriguidum e o telecoteco do carnaval brasileiro dão fama a lugares como Rio de Janeiro e Salvador, mas quem resolver comemorar longe da badalação pode optar por alternativas mais próximas e baratas. Tendo o Distrito Federal como ponto de partida, várias cidades goianas e baianas oferecem opções de ecoturismo, além de muito agito nas ruas — desde o início da festa até a Quarta-feira de Cinzas. Confira as selecionadas pelo Turismo e aproveite a data para desbravar locais próximos da capital.

Cavalcante (GO) - 313 km

Laísa Queiroz/CB/D.A Press

Não são só as belezas naturais que enriquecem o carnaval da cidade goiana ao norte da Chapada dos Veadeiros. Entre 5 e 9 de fevereiro, a festa fica por conta das charangas (bandas de música), que comandam os desfiles de blocos ao som de marchinhas de carnaval. Quando o cansaço bater, os amantes da natureza vão se deliciar nas águas geladas e azuis da famosa Santa Bárbara, cachoeira que faz parte da área de preservação Kalunga e fica localizada a 26km do centro. Outra atração impressionante é a Ponte de Pedra, arco rochoso feito pelo Rio São Domingos. Há várias piscinas no local. Do topo desse monumento esculpido pela natureza, aproveite a vista do fim da Chapada.

Pirenópolis (GO) - 150 km

BSA Aquitetura/Divulgação

Figurinha carimbada nos álbuns de fotos de brasilienses, “piri” foi eleito o melhor destino turístico de Goiás pelo guia Curta Mais, em 2015. O carnaval da cidade agrada aos mais animados e aos que querem sossego. Durante a noite, os foliões comemoram da maneira tradicional, ao som de marchinhas, na Rua Direita. Durante o dia, aproveite para circular pelas ladeiras e ruas de pedra do centro histórico e fotografar construções do período colonial. Depois da caminhada, uma pausa para relaxar vai bem. A opção mais próxima do centro para ir a pé é o Rio das Almas. A 5km da cidade, a cachoeira Meia Lua é imperdível, com 200 metros de corredeiras e várias quedas d’água.

 

Corumbá de Goiás (GO) - 126 km

Monique Renne/CB/D.A Press - 15/12/11

Pacatas durante quase todo o ano, as ruas da cidade goiana ganham novas cores, música e visitantes em busca de diversão durante o carnaval. Dois locais específicos atraem foliões: a Praça Major João Mendes, no centro, e a “Prainha”, às margens do Rio Corumbá. Neste último, além de muita festa, a vantagem é desfrutar da bela paisagem. Beleza, aliás, também paira sobre o centro histórico, repleto de construções no estilo colonial. Corumbá foi fundada em 1730, quando bandeirantes desbravavam a região em busca de metais preciosos. As atrações ecológicas também são verdadeiras joias. Exemplo disso é o Salto Corumbá, queda d’água com 50 metros de altura, a 10km do centro.

Barreiras (BA) - 633 km

Jean Marconi/Flickr

O carnaval de Barreiras é um dos mais famosos do interior da Bahia. Para chegar à cidade, vá de carro ou de avião (há voos diretos saindo de Brasília). Lá, a festa tem três circuitos: o oficial, formado por trios elétricos e blocos que circulam pelas avenidas principais; o circuito Carnaondas, nos arredores do Rio de Ondas, onde as festas seguem firmes durante o dia; e o circuito Carnaval Cultural, que toma conta do centro histórico. Barreiras também é perfeita para o ecoturismo. Experimente praticar boia cross no Rio de Ondas, jet-ski no Rio Grande, fazer trilhas em meio à caatinga e mergulhos nas cachoeiras do Acaba Vida e Redondo.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.