Turismo

Minas Gerais é o lugar perfeito para descansar no carnaval, longe da folia

Confira quatro opções para ficar bem longe dos festejos de Momo: boa comida e bela paisagem estão garantidas

postado em 26/01/2016 21:05
Quer descansar durante a folia? Minas Gerais tem vários refúgios com muita natureza, comida gostosa e um povo que recebe bem os turistas. Confira quatro programas diferentes para fugir de blocos, pandeiros e tamborins. De um retiro espiritual até uma aventura em Gonçalves, no Sul do estado, passando por São Gonçalo do Rio das Pedras e a Serra dos Alves. Deleite-se, relaxe e recobre as energias no feriado.

Confira quatro opções para ficar bem longe dos festejos de Momo: boa comida e bela paisagem estão garantidas
Ipoema e Serra dos Alves
Ipoema e Senhora do Carmo, onde está a localidade Serra dos Alves, são dois distritos de Itabira, na Região Central do estado. O primeiro tem vários atrativos turísticos e o Museu dos Tropeiros é o principal deles. O distrito também conta com o Parque Estadual do Limoeiro, que tem várias trilhas e cachoeiras, como a Alta e a do Patrocínio Amado, além de um lindo mirante com igrejinha. O acesso de carro é bom e bem sinalizado. No distrito, a infraestrutura também é boa. Há 14 pousadas, que oferecem 320 leitos, um restaurante self-service de comida mineira que atende no almoço e no jantar e outro que serve frutos do mar, além de uma pizzaria na praça e um café na rodoviária, sem contar diversos bares. Já a Serra dos Alves é um lugarejo com apenas três pousadas e um restaurante. A vila está bem na divisa com o Parque Nacional da Serra do Cipó, na nascente do Rio Tanque. As cachoeiras, como a Braúna, e os cânions Boca da Serra e dos Marques, são imperdíveis.

Confira quatro opções para ficar bem longe dos festejos de Momo: boa comida e bela paisagem estão garantidas
São Gonçalo do Rio das Pedras
Pequeno distrito mineiro, vizinho da famosa Milho Verde, ambos localizados entre o município do Serro, na Região Central do estado, e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Um contraponto à sua vizinha, que tem vocação para a curtição, São Gonçalo é o lugar ideal para fugir da rotina, relaxar e aproveitar a natureza. O casario é típico do período colonial mineiro e há atrações naturais, gastronômicas, além de um movimento ligado à saúde e à cura. São, ao todo, seis cachoeiras: Grota Seca (um sumidouro, a cerca de 7km da cidade), do Comércio (tem 86 metros de queda, fica dentro da cidade e tem um moinho antigo como atração à parte), Rapadura, Cadete, Retiro e Pacu, esta localizada no encontro do Rio Jequitinhonha com o Córrego São Gonçalo. Fazendo uma caminhada guiada pela mata, também é possível visitar a Cachoeira do Bananal, quase desconhecida, que termina num poço de águas negras ladeado por um paredão de pedra.
Confira quatro opções para ficar bem longe dos festejos de Momo: boa comida e bela paisagem estão garantidas
Gonçalves
No Sul de Minas, é o lugar ideal para quem quer fugir da folia. Localizada num dos pontos mais bonitos da Serra da Mantiqueira, com gastronomia e pousadas charmosas, a cidade é cercada de montanhas rochosas de relevo acidentado, florestas remanescentes da mata atlântica, picos de até 2.100 metros de altura, cachoeiras de águas cristalinas e fauna e flora ricas. Os picos e as corredeiras do Rio Capivari são perfeitos para a prática de esportes de aventura e a pesca de truta. O município faz parte do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, que inclui também Campos do Jordão e Monte Verde. Não perca o pôr do sol na Pedra de São Domingos. Na cidade, aproveite a culinária de montanhas e não deixe de levar para casa as geleias da Senhora das Especiarias.

Confira quatro opções para ficar bem longe dos festejos de Momo: boa comida e bela paisagem estão garantidas

Retiro Brahma Kumaris
Há quatro anos, durante a festa de Momo, a organização Brahma Kumaris oferece um retiro espiritual num lugar chamado Portal da Paz, na Serra do Cipó. Este ano, a prática está agendada para o período de 6 a 9 de fevereiro. O retiro, que terá como tema os quatro arquétipos míticos da humanidade ; o guerreiro, o curador, o mestre e o visionário ; vai ser conduzido pelo professor Rodrigo Ambros. A partir de seminários, experiências e meditação, a ideia é identificar e trazer a força interior a partir desses arquétipos. A prática visa mostrar como ser um guerreiro na vida sendo vitorioso e curando a si mesmo, estabelecendo um sonho prático a ser alcançado.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação