PERNAMBUCO

De coração sempre aberto: o belo litoral de Cabo de Santo Agostinho

Pertinho do Recife, o município tem nove praias. Uma das mais encantadoras é Calhetas. Cercada de pedras, águas mornas e cristalinas além de muito verde

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/01/2016 15:00 / atualizado em 28/01/2016 15:12

Márcia Delgado/CB/D.A Press

Charmosa, uma pequena enseada também chama a atenção dos turistas no litoral sul de Pernambuco. Calhetas, uma praia com apenas 200 metros de extensão localizada no município de Cabo de Santo Agostinho, é mais perto do Recife. Basta percorrer cerca de 50km e já está em outro cantinho ideal para curtir a natureza exuberante de Pernambuco.

O acesso ao lugar inclui asfalto, mas também um pedaço de estrada de chão com terreno irregular. É preciso andar bem devagar, devido à quantidade de buracos. A dificuldade, no entanto, é recompensada pela beleza do balneário cercado por pedras que formam um coração.

Em alta temporada, a dica é chegar cedo — por volta das 9h. Depois das 10h, o lugar fica lotado. Como não tem estacionamento, os turistas vão deixando seus carros ao longo da estradinha estreita. Se conseguir um lugar no acesso próximo à praia, deixe o carro parado na direção contrária. É uma forma de evitar manobras quase impossíveis na hora de voltar.

Márcia Delgado/CB/D.A Press

Entre os poucos estabelecimentos à beira-mar, está o tradicional Bar do Artur. Para ter acesso à praia, você pode passar pelo bar decorado nas paredes por centenas de fotografias de anônimos e famosos, como as atrizes Cristiana Oliveira e Sílvia Buarque e o diretor de TV Jorge Fernando, no início da carreira.

Quem recebe os visitantes com simpatia é o dono, Artur Santana da Silva. Sua história também está registrada nas fotografias penduradas nas paredes. Há 36 anos, ele instalou uma pequena cabana no lugar e, hoje, o negócio progrediu e toda a família trabalha com o turismo da região.

Os filhos tocam o bar, a tirolesa, mas Artur faz questão de estar sempre presente. Mora por ali perto e diz que só vai ao Recife para fazer compras para o bar. Não fica longe do paraíso que divide com milhares de turistas todos os anos. "Quem vem leva suas lembranças e volta trazendo sempre alguém para conhecer o lugar", diz o pernambucano que viu o pai, um ex-líder camponês, ser preso por 12 anos, taxado como "comunista".

 

Porta de entrada

Paulo Brenta/DIvulgação - 30/5/14

Calhetas é uma das nove praias da região do Cabo de Santo Agostinho. A porta de entrada é a Praia do Paiva, que fica na reserva que leva o mesmo nome, um condomínio com belas casas que está recebendo empreendimentos de grande porte, como o Sheraton Hotel. Localizado a apenas 20km do aeroporto, é uma opção para quem quer descansar em Pernambuco perto das praias, dos coqueiros, de mangues e da Mata Atlântica.

Com padrão cinco estrelas internacional, o Sheraton foi inaugurado no ano passado. É o único hotel da Reserva do Paiva. Fica muito próximo ao Recife, e em frente à Praia do Paiva. De lá, em poucos minutos, você pode conhecer outros balneários, como Calhetas. E trafegando cerca de 110km, chega à Praia dos Carneiros e a outros paraísos, como Porto de Galinhas. Neste carnaval, o Sheraton tem programação especial para a criançada. As tarifas são a partir de R$ 680 (confira outras opções de pacotes e taxas pelo endereço eletrônico www.sheratonreservadopaiva.com ou ainda pelo telefone 81- 3312-2023).

Não deixe de fazer uma bela massagem no spa do Sheraton Reserva do Paiva. Se não quiser ficar longe da malhação, o hotel oferece academia. E para relaxar na beira da praia, vá até o The Beach Club, do outro lado da rua. Ideal para deixar as crianças à vontade na piscina enquanto desfruta de uma boa conversa e da natureza cercada pelo mar e por coqueiros. Os amantes de gastronomia podem ser deliciar com pratos assinados pelo chef português Olivier Costa.

 

Confira alguns balneários do litoral sul, que ficam a até 150km de distância do Recife:

 

Boa Viagem

Rafa Medeiros/Divulgação

É a orla urbana mais famosa do Recife. Com quase 8km de extensão, está localizada no Bairro de Boa Viagem. Concentra boa parte da rede hoteleira da capital. O calçamento e a ciclovia são um convite a um passeio no fim de tarde. Seus arrecifes integram a seleta lista dos sítios geológicos brasileiros. As águas e a areia são monitoradas pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e livres de poluição, segundo a prefeitura da cidade. Fique atento às placas indicando os locais permitidos para banho.

Praia do Paiva

Márcia Delgado/CB/D.A Press

Ao sul de Pernambuco, é composta pelas praias de Itapuama e Ponta do Xaréu. Cercada de coqueiros e arrecifes, é palco de uma das maiores manifestações culturais da região: a Festa da Lavadeira, um evento popular que surgiu em 1987 e a cada ano atrai mais turistas. É ideal para quem busca tranquilidade.

Cabo de Santo Agostinho

Márcia Delgado/CB/D.A Press

Tem uma pecularidade: é cercada por formações rochosas com mais de 100 milhões de anos. O local é mencionado por alguns historiadores como sendo a localidade exata do descobrimento do Brasil, pelo navegador espanhol Vicente Yañes Pinzón. É uma verdadeira escultura natural.

Calhetas
Rochas e coqueirais também enfeitam essa charmosa praia de apenas 200 metros de extensão na região do Cabo de Santo Agostinho. As pedras formam um coração, sempre aberto aos turistas que querem conhecê-la. Calhetas é considerada uma das praias mais belas do mundo, sendo procurada também para mergulho e pesca submarina.

Gaibu

Monique Renne/CB/D.A Press

É uma das mais conhecidas do litoral pernambucano. Tem estrutura de pousadas, hotéis e restaurantes. Uma das atrações principais de Gaibu é a escalada no morro das pedras para apreciar um belo visual do mar e conhecer mais um cenário privilegiado: a praia de Calhetas.

Suape

Márcia Delgado/CB/D.A Press

Localizada entre a Praia do Paraíso e o Rio Massangana, tem um extenso arrecife de arenito que forma uma enorme barreira natural. O mar pouco profundo e sem ondas é excelente para banhos e esportes náuticos.

Muro Alto

TripAdvisor/Divulgação

O nome é derivado das falésias de cerca de 3m que formam um paredão em boa parte dos seus 2,5km extensão. Possui arrecifes em toda a sua dimensão com piscinas de águas calmas e mornas. Se quiser, você pode alugar um buggy para fazer um passeio pela região até Pontal de Maracaípe ou a locais mais afastados. Na Praia de Muro Alto, o turista encontra um complexo de resorts, hoteleiros e residenciais de alta qualidade.

Serrambi
Pontal que avança sobre o mar. Por um lado, totalmente protegido por recifes de corais formando irresistíveis piscinas naturais de águas límpidas e mornas; por outro, uma tranquila enseada, ideal para a prática de todos os esportes náuticos a qualquer hora. Fica próximo a Porto de Galinhas.

Carneiros

Márcia Delgado/CB/D.A Press

Localizada na cidade de Tamandaré. É considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Com águas calmas e quentes praticamente durante todo o ano, está a 113km da capital pernambucana. Tem como uma de suas principais atrações a Capela de São Benedito, construída no século 18, onde são realizadas cerimônias de casamento.

Porto de Galinhas

Prefeitura de Ipojuca/Divulgação

Mar de águas cristalinas e piscinas naturais, Porto está entre os 65 destinos indutores do país. O balneário recebe mais de um milhão de turistas por ano, a maioria de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília. A rede hoteleira é composta por 16 hotéis e 140 pousadas, que dispõem, no total, 15 mil leitos para os hóspedes. Na gastronomia, mais de 60 estabelecimentos oferecem iguarias típicas e também pratos de outros países e continentes.

 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.