MERCADÕES

O burburinho e a atmosfera dos mercados mais tradicionais do Brasil

De norte a sul do país, em qualquer cidade, os estabelecimentos são locais onde se encontra de tudo. O mais famoso deles é o de São Paulo. Dos populares aos mais finos, confira outros espaços imperdíveis

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/02/2016 12:00 / atualizado em 17/02/2016 15:30

Ingrid Anne/Divulgação

 

As experiências são válidas. Quer comer delícias italianas? Que tal o Eataly, em São Paulo. Ou então, quem sabe, experimentar o famoso pão com mortadela do mercado municipal também da capital paulista? Se estiver em Belém, vá ao Ver-o-Peso e conheça suas delícias típicas. Preparamos um roteiro para ir à feira no Brasil.

 

Mercado Municipal Adolpho Lisboa (Manaus, Amazonas)
Inspirado no Mercado de Les Halles de Paris, foi o segundo mercado construído no Brasil, em 1882. Popularmente conhecido como mercadão, é a principal porta de entrada da produção pesqueira e rural do estado. Localizado às margens do Rio Negro. Foi erguido no período áureo da borracha, em estilo art noveau. Conta com barraquinhas de peixes, carnes, frutas e verduras a bebidas, lembrancinhas e artesanatos. Os preços em conta e a qualidade dos produtos chamam a atenção dos visitantes, que podem aproveitar o passeio e a localização privilegiada do mercado para conhecer outros pontos turísticos da capital.
Onde fica: Rua dos Barés, nº 46, Centro, Manaus (AM)
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 17h.

 

Breno Fortes/CB/D.A Press

Ver-o-Peso (Belém, Pará)
Às margens da Baía do Guajará, é um dos cartões-postais mais visitados da capital. O espaço reúne barracas de frutas, peixes, doces e artesanato. Não vá embora sem provar algumas iguarias do mercadão, como o tacacá e o peixe frito com açaí. O Ver-o-Peso oferece uma mistura de gente, sabores e cores. É a maior feira a céu aberto da América Latina. Lá, além de delícias típicas, os comerciantes vendem ervas que prometem trazer saúde, beleza e até para arrumar namorado.
Onde fica: Cidade Velha, em Belém, às margens da Baía do Guajará
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 19h e, aos domingos, das 7h às 15h.

 

Cyro Soares/Divulgação

Mercado Modelo (Salvador, Bahia)
É o maior shopping de artesanato do Brasil. São 263 lojas, entre elas, dois restaurantes e diversos minibares e minirrestaurantes, dispostos em dois pisos que ocupam o prédio de estilo neoclássico construído em 1861 para funcionar a terceira alfândega de Salvador. A construção é tombada como patrimônio histórico e artístico nacional. Recebe a visita de 80% dos turistas que passam por Salvador. Quem vai ao mercado aproveita para conhecer um pouco da cultura local, como as rodas de capoeira ao som dos berimbaus e caxixis, que retratam o espírito de animação da Bahia.
Onde fica: próximo ao Elevador Lacerda
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 19h e, aos domingos, das 9h às 14h.

 

Luiz Viana/Flickr

Eataly
A rede italiana nascida em Turim em 2007 instalou em São Paulo a primeira loja na América Latina. Com 4,5 mil metros quadrados e três pisos, o Eataly tem sete restaurantes temáticos e mais de 7 mil produtos de qualidade, todos importados da Itália. Entre as delícias, geleias de frutas, balas e pastilhas Leone, chocolates Caffarel, torrones, massas Afeltra e Rigorosa, azeites, cervejas especiais, pizzas, vinhos, pães e focacce de fermentação natural.
Onde fica: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1.490, São Paulo
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 23h; os horários de bares e restaurantes variam.

 

Jefferson Pancieri/São Paulo Turismo

Mercado Municipal de São Paulo

O Mercado Municipal Paulistano (antigo Mercado Central) foi inaugurado em 1933. Com mais de 10m de pé direito, colunas, abóbodas e vitrais importados da Alemanha com temas agrícolas e agropecuários, firmou-se, ao longo dos anos, como um importante centro de abastecimento e lazer, com grande variedade de produtos, desde hortifrutigranjeiros até algumas especiarias, que só podem mesmo ser encontradas lá, como infinitas variedades de temperos e especiarias a granel. Uma das delícias gastronômicas mais conhecidas é o pão com mortadela, famoso em todo o mundo.
Onde funciona: Rua da Cantareira, 306, em São Paulo, próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro II
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 18h
Domingos e feriados: das 6h às 16h.

 

Gilberto Simon/Flickr

Mercado Público Central de Porto Alegre
Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, foi inaugurado em 1869. Tornou-se um ícone de compras da capital do estado. Tem 110 estabelecimentos à disposição dos visitantes, que vendem desde carnes, peixes e frutos do mar a especialidades da cozinha macrobiótica, japonesa e portuguesa. Um dos produtos mais conhecidos do mercado é a Bomba Royal, uma porção de sorvete de creme, chocolate, morango e nata servida com frutas. A iguaria é encontrada na Banca Royal, uma das primeiras inauguradas no mercado, há quase 80 anos. Não deixe de ir ao Restaurante Grambrinus, que oferece comida portuguesa.

Onde fica: Centro de Porto Alegre
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19:30; aos sábados, das 7h30 às 18h30.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.