Turismo

Spa oferece tratamentos aliados a alta tecnologia na Serra da Mantiqueira

Aproveite alguns dias de descanso para conhecer melhor o corpo e o organismo e adotar hábitos saudáveis. O segredo é manter as técnicas e os cuidados ao voltar para casa

Gustavo Perucci
postado em 22/02/2016 09:00

Rituaali, na cidade de Penedo, aos pés da Serra da Mantiqueira, investe na conquista do melhor viver

Estresse, muito trabalho, pouco tempo de descanso e nenhuma atividade física fazem parte da rotina da maioria das pessoas no mundo atual. Conseguir um momento para o cuidado pessoal é cada vez mais difícil. A vida contemporânea impôs uma dinâmica em que a alimentação fica desequilibrada, os exercícios são preteridos e a saúde é relegada a segundo plano. Exigir demais do próprio corpo pode levar a consequências desastrosas.

Aos poucos, no entanto, parcelas da população despertam para a necessidade de buscar qualidade de vida a partir da mudança de comportamento. Viver melhor depende da atitude de cada um. Profissionais de diversas especialidades ligadas à área de saúde estão atentos às novas necessidade dos seres humanos e oferecem serviços que são o primeiro passo para a mudança. A grande vantagem é poder adaptar o tempo disponível às carências individuais. Clínicas e spas, por exemplo, têm diversas opções.

Localizado na tranquila cidade de Penedo, ao pé da Serra da Mantiqueira, na divisa entre o Rio de Janeiro e São Paulo, o Spa Rituaali ; lançado no mês passado ; apresenta uma proposta diferente dos spas convencionais. Planejado para auxiliar pessoas a conquistarem o bem-estar, valorizando hábitos sadios e estimulando a consciência corporal, técnicas e tratamentos terapêuticos e estéticos aliados a alta tecnologia, o spa propõe um recomeço. São oferecidos três períodos de estadia: 7, 14 e 21 dias. A proposta única é ensinar a retomar o controle da própria vida e viver uma nova rotina quando voltar para casa.

Em um ambiente tranquilo, as piscinas de imersão e contrastes térmicos: hidroterapia

Hoje, todos sabem usar computadores, tablets, celulares, carros e outros equipamentos, mas muitos não sabem cuidar da mais extraordinária máquina que existe, o corpo humano, e, por isso, adoecem. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando a própria saúde de lado, e, quando se dão conta, a situação já está complicada. A conscientização é o primeiro passo para a mudança de estilo de vida;, observa o especialista em medicina de estilo de vida Luiz Fernando Sella, diretor clínico do Rituaali, spa que trouxe o novo conceito ao Brasil.

A medicina voltada para o estilo de vida

;No Rituaali, usamos os princípios da medicina de estilo de vida ; nova área da medicina, que usa a filosofia da vida saudável (nutrição, exercício, redução de estresse etc.) para prevenção e tratamento de doenças. Acreditamos na eficácia das terapias naturais e na experiência com a natureza. As terapias naturais (plantas medicinais em chás e óleos; geoterapia com argila medicinal; hidroterapia com banhos, duchas; massagens relaxantes etc.) respeitam o funcionamento do corpo, estão em harmonia com os processos fisiológicos e auxiliam o organismo no processo de restauração;, afirma Daniela Kanno, médica que, como Fernando Sella, é responsável por coordenar o corpo clínico do spa.

A exuberante natureza da região é o cenário para a imersão no cuidado pessoal. Com profissionais das áreas médica, nutricional, física, fisioterápica e psicológica, o Rituaali tem seis programas para estimular cada hóspede a transformar desejos e expectativas em ações concretas, com conceitos inovadores da medicina de estilo de vida. São eles: detox, controle de estresse, equilíbrio, estilo de vida, antidor e antitabagismo. As atividades físicas combinam os quatro elementos da natureza, inspiradas nos princípios da cronobiologia, explorando as especificidades de cada um deles, em busca de um novo estilo de vida.

Na área externa, é possível desfrutar da piscina e fazer caminhadas pelas trilhas que cortam a vegetação

O ar estimula exercícios na natureza; o fogo é o resultado das atividades que potencializam a queima de calorias. Na terra, os movimentos moderados de condicionamento aeróbico permitem o fortalecimento muscular. Por fim, a água é o lugar ideal para os exercícios de baixo impacto. Basta definir o que melhor se encaixa com a sua personalidade.

Inovação

O ambiente acolhedor é uma das bases para as terapias oferecidas. Ao chegar ao spa, todos passam por um processo de desintoxicação, que dura até 72 horas, que precede a recuperação do equilíbrio corporal. O leque de tratamentos é vasto: banhos de imersão, contrastes térmicos, geoterapia, percurso Kneipp, caminho de água e pedras que combatem dores, melhoram a circulação e atuam no sistema nervoso, entre outros. As atividades físicas também têm seu espaço, e foram pensadas para atender desde os pacientes mais sedentários aos que já se exercitam regularmente.

Os ambientes são preparados para proporcionar total relaxamento, com sessões na sauna e massagens

;O projeto do Rituaali é inovador, pois oferece um programa personalizado para cada hóspede para que ele desfrute dos nossos serviços da melhor maneira possível. Toda a programação é elaborada por nós, da equipe médica, após uma consulta na chegada. Queremos que as pessoas melhorem a saúde como um todo, reeducando corpo e mente em busca de uma vida mais saudável;, explica Sella.

Um cuidado especial é dado à gastronomia. As refeições são equilibradas, com alto valor nutritivo. Os cardápios são adaptados por uma nutricionista para o objetivo de cada hóspede, com o cuidado de restaurar o funcionamento das células, fortalecer as defesas do organismo e, com isso, melhorar os aspecto geral do corpo. Sem perder o prazer da degustação.

Tratamentos

Hidroterapia
Inclui banhos de imersão, contrastes térmicos, duchas, esfoliações e fricções, além de caminhada na água. A água ajuda a combater o estresse e aliviar dores.

Geoterapia
Utiliza cataplasmas de argila, dolomita e carvão ativado, com óleos essenciais, ervas e sais sobre articulações. Tem propriedades antinflamatórias e revitalizantes.

Fitoterapia
Usa cientificamente as propriedades de plantas e ervas medicinais, prescritas por um médico especialista. É um tratamento comum a todos os programas.

Fisioterapia
Restaura as funções articulares, reeduca os movimentos e estimula a simetria corporal por meio de exercícios e técnicas que ajudam a combater dores e má postura.

Serviço

Rua Harry Bertel, Acesso A, 310, Penedo ; Itatiaia, RJ
Telefone: (24) 3351-9200
contato@rituaali.com.br
Como chegar
De carro, o trajeto a Penedo é feito no KM 311 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Deve-se entrar na estrada de acesso à Rodovia Dr. Rubens Tramujas Mader (RJ-163). O acesso faz-se pelo Portal de Penedo, 3km após sair da Dutra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação