Turismo

Mesmo com o zika vírus, você pode continuar praticando o turismo

Sob risco de contágio, gestantes desistem de viajar para cidades onde a incidência da doença é alta. Os demais viajantes, no entanto, não precisam cancelar a programação, mas medidas diárias de prevenção devem virar hábito

Rafaella Panceri - Especial para o Correio
postado em 02/03/2016 20:00

A ameaça do vírus é real, mas, segundo a Embratur, os cancelamentos de pacotes são casos isolados e,em sua maioria, envolvem gestantes

Falta de sol, excesso de chuva e altos índices de violência são três das prováveis razões para não visitar um lugar. Além disso, também contam na balança fatores como o orçamento apertado ou estar sem férias. Esses pesam para o ;não; na hora de decidir sair de casa. Mas se você não exige luxo e faz de um fim de semana uma temporada, atualmente a única coisa que pode lhe impedir de pegar o próximo voo é o risco de contrair o zika vírus, a dengue e a chicungunha.

[SAIBAMAIS]

Já que a saúde vem sempre em primeiro lugar, o jeito é fugir do mosquito Aedes aegypti e cancelar voos, reservas em hotéis e pacotes turísticos. Embora no Brasil a ocorrência de zika seja alta, não há motivo para entrar em pânico. As viagens para países com casos de transmissão não estão restritas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Turismo (OMT). Logo, os estrangeiros que quiserem visitar o Brasil podem fazê-lo, e os brasileiros, por sua vez, podem sair do território nacional.

As grávidas, entretanto, devem ter mais cuidado. A orientação da OMS é conversar com um médico e adiar a viagem. Para qualquer turista, vale a recomendação de tomar medidas básicas para evitar as picadas. Usar repelente de insetos e acabar com os focos de reprodução do mosquito são as mais importantes.

Grávida, Gabriella Lima desistiu de Porto de Galinhas

Mesmo que nenhum destino tenha sido considerado fora de questão pela OMS e pela OMT, há quem prefira não contar com a sorte. Os cancelamentos de pacotes turísticos existem, mas são casos isolados. De acordo com a Embratur, desistências e adiamentos de viagens ao Brasil foram pontuais e, em sua maioria, envolvem turistas gestantes.

Pernambuco

Grávida do segundo filho, Gabriella Lima, 34, cogitou ir a Porto de Galinhas (PE) antes que as notícias sobre o zika vírus começassem a ser divulgadas pelos meios de comunicação. Depois, a conversa com um médico foi necessária. ;Fui orientada a não ir. Nem em pensamento nem em sonho;, brinca. Agora, vai para Bombinhas, em Santa Catarina.

A restrição médica tem respaldo científico. No Brasil, Pernambuco é o estado com o maior número de casos notificados de microcefalia, condição neurológica em que a cabeça e o cérebro do bebê são menores, comparados aos de outros bebês com a mesma idade. Do total de 1.544 casos notificados na unidade federativa, 182 foram confirmados, segundo o boletim do Ministério da Saúde divulgado em 16 de fevereiro.

;Som da natureza

Sob risco de contágio, gestantes desistem de viajar para cidades onde a incidência da doença é alta. Os demais viajantes, no entanto, não precisam cancelar a programação, mas medidas diárias de prevenção devem virar hábito

Esse tesouro do litoral catarinense é conhecido pelas águas cristalinas. A 74km da capital, Bombinhas tem roteiros para nenhum turista colocar defeito. Amantes do surfe vão tirar a prancha da aposentadoria nas Quatro Ilhas. Repleta de piscinas naturais, a praia da Sepultura é recomendada para crianças. Para mergulhar, a Ilha do Arvoredo é a mais indicada. As trilhas ecológicas não podem ficar de fora. No Parque Municipal Morro do Macaco, todos os caminhos levam a mirantes e vistas espetaculares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação